Notícias
Paraíba sedia I Jogos Nacionais da Socioeducação
A Paraíba sedia, durante toda a semana, os Jogos Nacionais da Socioeducação, em João Pessoa. O evento é uma iniciativa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), começou na segunda-feira (10), na Vila Olímpica Parahyba, e segue até sexta-feira (14), no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE). Os jogos reúnem 43 adolescentes socioeducandos da Paraíba e de Pernambuco em diversas competições esportivas.
De acordo com o presidente da Fundac, Flavio Moreira, a organização do evento começou a ser discutida ainda no início deste ano. “A ideia é que a gente possa integrar os socioeducandos de todos os estados, seja de forma virtual ou presencial, para que eles possam desenvolver uma cultura não só de competição, como também de convivência social”, disse.
Ele ressaltou que o esporte é uma ferramenta importante na socioeducação. “Além de desenvolver a convivência, o esporte desenvolve a competitividade, a disciplina, e a obediência às regras”, pontuou Flavio, acrescentando que esse tipo de atividade pode, inclusive, representar um dos caminhos para o futuro profissional dos jovens socioeducandos. “Em todos esses eventos esportivos que fazemos, temos olheiros, que ficam observando os adolescentes, para que depois sejam chamados. Dois jovens nossos já fizeram testes em times da capital, e a gente espera revelar talentos também com os Jogos”, comentou.
Flávio ainda agradeceu o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) da Paraíba, que disponibilizou a Vila Olímpica para a realização da abertura do evento, assim como a arbitragem das partidas. “A Sejel é uma grande parceira da socioeducação, assim como todos os órgãos do Governo do Estado, já que essa é uma política que o governador João Azevêdo sempre nos coloca, a necessidade da intersetorialidade entre todas as Pastas”, frisou o presidente da Fundac.
Dedicação - Os Jogos Nacionais da Socioeducação incluem as modalidades futsal, cabo de guerra, embaixadinha, cobrança de pênalti e desafio 2x2 — disputada por duplas. Os primeiros colocados serão premiados com troféus e medalhas. O socioeducando F., de 17 anos, estava animado para competir no futsal: “Tenho expectativa boa, né? Fazer um bom jogo e dar o nosso melhor”. Ele contou que já vinha treinando para a competição. “Os treinos vêm sendo importantes, é bom para, quando chegar o jogo, a gente se dedicar, sair vitorioso”, salientou o jovem.