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Turismo Internacional: Governo da Paraíba recebe Marcelo Freixo, presidente da Embratur, para apresentação do Plano Brasis

publicado: 28/05/2025 17h18, última modificação: 28/05/2025 18h43
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Foto: Renato Vaz/Embratur
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A Embratur, em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, anunciou nesta quarta-feira a inclusão da Paraíba no Plano Brasis, estratégia do governo federal para promover destinos brasileiros no exterior. O evento de lançamento aconteceu nesta quarta-feira, dia 28, com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do governador João Azevêdo, da secretária estadual do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, e do superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

Participaram ainda da solenidade, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Lucélio Cartaxo, a gerente adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Patrícia Mayana, a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e a gerente de Projetos Estruturantes da Agência, Ana Paula Jacques.

O governador João Azevêdo ressaltou os investimentos do governo na infraestrutura e na divulgação do Destino Paraíba. “Nós temos investido cerca de R$ 50 milhões em trabalhos de divulgação do nosso turismo, apresentamos os atrativos turísticos da Paraíba para mais de 150 países, fazendo o nosso Estado conhecido internacionalmente. O turismo é um grande potencial econômico da Paraíba, por isso, tiramos do papel, após 40 anos, o Polo Turístico Cabo Branco, onde são construídos mais de 14 mil leitos de hotelaria, com nove resorts contratados e dois parques temáticos, e também a Via Boulevard dos Ipês”, frisou.

Durante o anúncio, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enalteceu a ousadia e as estratégias de investimentos da Paraíba no turismo. “Nós damos os parabéns à Paraíba por tudo que vem fazendo no turismo. Para nós, é uma das grandes referências e, por isso, estamos aqui hoje para lançar o Plano Internacional de Turismo. A Paraíba não é apenas sol e praia, tem uma expressão cultural muito forte, festas populares muito importantes, gastronomia e diversidade. A Paraíba, provavelmente, é o Estado que pode melhor aproveitar o plano de Marketing porque apresenta um investimento que dificilmente será apresentado por outro destino”, sustentou ao lembrar que, em parceria com o Governo, está buscando voos internacionais para o Estado.  

A secretária Rosália Lucas enfatizou a importância da parceria entre os governos federal e estadual. "Com o apoio da Embratur e do Sebrae, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), vamos profissionalizar ainda mais a nossa rede de atendimento, capacitar empreendedores e aumentar o número de roteiros integrados que mostrem ao mundo nossa cultura, gastronomia e paisagens naturais. O trabalho que vem sendo desenvolvido através das estratégias do Governo do Estado já colocam João Pessoa e a Paraíba entre os destinos mais procurados do mundo", disse a secretária. 

Luiz Alberto, do Sebrae Paraíba, afirmou que as parcerias têm um grande objetivo: o desenvolvimento sustentável da Paraíba. “O Sebrae tem trabalhado lado a lado com o Governo do Estado e os municípios, porque acreditamos que o crescimento deve ser compartilhado por todo o território. João Pessoa tem mostrado resultados expressivos, mas também estamos avançando no interior, como em Araruna e outros municípios do Brejo, Cariri e Sertão, que se destacam no cenário estadual e nacional.

Nos próximos dias, técnicos da Embratur permanecerão no estado para reuniões com empresários do setor e detalhamento das ações, que incluem produção de material promocional multilíngue e missões comerciais aos principais mercados emissores de turistas. A iniciativa consolida a Paraíba como um dos destinos prioritários na estratégia de internacionalização do turismo brasileiro.

O Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. O novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.

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