Notícias

Pesquisas do IBGE destacam crescimento no volume de serviços e no comércio varejista este ano

publicado: 13/12/2024 14h59, última modificação: 13/12/2024 14h59

 

Pesquisas divulgadas pelo IBGE nesta quarta-feira (11) mostram dados que reforçam como a Paraíba está vivendo seu melhor momento. De acordo com os dados, em outubro de 2024, o volume de serviços na Paraíba teve aumento de 4%, frente ao mês de setembro.

Além disso, em outubro, o volume de vendas acumulado, do comércio varejista paraibano nos últimos 12 meses, registrou o terceiro maior crescimento do Brasil (8,1%), em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação ao mesmo mês de outubro do ano anterior, o crescimento foi de 19%, o maior do país e bem acima da média nacional, de 6,5%.Já a receita nominal de vendas do setor (21,6%) apresentou o segundo maior patamar do Brasil, atrás apenas do resultado obtido por Roraima (22,5%).

Estes números corroboram com o estudo divulgado pelo Banco do Brasil, que projeta o crescimento do PIB da Paraíba em 6,8%, para este ano. Os investimentos do governo do estado na melhoria da infraestrutura, aliado a promoção do destino Paraíba, e a confiança do mercado, têm contribuído para estes resultados, disse o Secretário Gilmar Martins

Serviços - A Paraíba também apresentou aumento no acumulado dos últimos 12 meses, quando comparados com os 12 meses anteriores, de 3,3%, acima da média nacional (2,7%) e a décima primeira maior alta entre as unidades da federação, com Amazonas (7,3%), Sergipe (7,2%) e Piauí (6,4%) nas primeiras colocações. A mesma tendência é verificada na receita nominal de serviços, na qual o estado registrou a décima segunda maior alta do país (8%), ficando também acima da média brasileira (7,4%) para o acumulado de 12 meses.