Notícias

Secretários da Seplag e da CGE participam de programa internacional de capacitação de lideranças em infraestrutura

publicado: 15/09/2025 18h59, última modificação: 16/09/2025 07h01
1 | 2
2 | 2
sec edimburgo.JPG
sec edimbugo 2.JPG

Os secretários Gilmar Martins, da Seplag, e Letácio Guedes, da CGE, participaram esta semana da 4ª edição do InfraLeaders 2025, realizada nas cidades de Durham (Inglaterra) e Edimburgo (Escócia).

O programa internacional promove a capacitação de lideranças da infraestrutura, com uma abordagem prática, comparada e global. Ao longo de cinco dias de programação, foram debatidos temas centrais para o presente e o futuro da infraestrutura pública e privada.

Além de palestras e painéis, os participantes tiveram acesso a visitas técnicas e a um roadshow internacional, proporcionando uma vivência completa e estratégica sobre os desafios contemporâneos do setor de infraestrutura.

Nesta sexta-feira, o secretário Gilmar Martins participou do painel Infraestrutura do Nordeste e oportunidades de investimento durante o road show.

"Nossa infraestrutura é uma das seis melhores do país. Temos hoje a construção da Ponte do Futuro e do Arco Metropolitano de João Pessoa, e o Polo Turístico Cabo Branco, maior complexo turístico planejado em execução no Brasil, com investimento de R$ 2,7 bilhões, da iniciativa privada, onde sendo construídos, no momento, cinco resorts e dois parques (aquático/temático), totalizando aproximadamente 14 mil leitos, gerando cerca de vinte mil empregos, dez mil na fase de execução e dez mil na fase de operação", destacou o secretário.

Além disso, ele ressaltou também que a Paraíba cresce acima da média regional e nacional e que nos últimos quatro anos o estado tem nota Capag A, tendo sido elevada para Capag A+. "Por sua vez, a S&P Global Ratings elevou o rating da Paraíba para AAA", disse Gilmar, finalizando sua fala dando destaque às oportunidade de investimento via PPP, especialmente, o Projeto Paraiba Saneada, cuja modelagem está sendo conduzida pelo BNDES, com Capex de R$ 4,7 bilhões e atenderá cerca de 98 municípios.

Sobre o programa  

O InfraLeaders 2025 tem como propósito preparar lideranças públicas e privadas para enfrentar os desafios mais complexos da infraestrutura com visão estratégica, competência técnica e capacidade de articulação global.  

O Programa tem duração de cinco dias, o equivalente a 36 horas-aula de atividades em sala de aula e pelo menos 4 horas de interação social e informal construída em torno de almoços e eventos noturnos. Isso leva a um curso com duração total de 40 horas-aula.  

A programação está estruturada em torno do ciclo de vida dos projetos de infraestrutura, com ênfase nas competências de liderança aplicadas a cada fase. Durante cinco dias intensivos, os participantes terão acesso a painéis, palestras, visitas técnicas e um roadshow internacional, proporcionando uma vivência completa e estratégica sobre os desafios contemporâneos do setor