Notícias
Encerramento da 4º Sepog conta com painel sobre monitoramento e avaliação do PPA 2024/2027
Com o painel "Monitoramento e avaliação do PPA 2024/2027", com o palestrante Jakson Amâncio, diretor executivo do sistema estadual de planejamento da Seplag, a 4ª Semana Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão foi encerrada nesta sexta-feira (5).
O painel teve como marco a apresentação dos resultados preliminares do 1º ciclo de monitoramento e avaliação do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. A ação teve início com formulários apresentados na Sepog de 2024, que foram respondidos pelos órgãos e, assim possibilitaram a coleta de informações que possibilitassem uma explanação detalhada da situação atual de cada setorial, permitindo uma análise crítica dos pontos positivos e negativos que necessitam ser ajustados ou reformulados.
"Dedicar tempo ao planejamento desde o início ajuda a evitar problemas futuros, como atrasos, custos adicionais e frustrações. O planejamento assegura continuidade, eficiência e alinhamento das ações com os objetivos estratégicos do estado", destacou Jakson Amâncio.
Os resultados do relatório com os dados do formulário das setoriais apresentados no painel se configuram em quatro seções, onde é possível observar os dados coletados e analisados de uma de 33 respostas dos questionários aplicados, do total de 65 secretarias.
De um total de 323 metas, no primeiro semestre de 2024, 103 foram registradas como não alcançadas, incluindo aquelas que o valor da meta definido ainda não foi atingido, mas que podem estar em andamento; enquanto as 58 alcançadas já foram concluídas neste semestre, em que aconteceu a avaliação; 126 tiveram metas com respostas inconclusivas; e 36 sem valor, que não permitiram a interpretação clara das respostas.
"Sei que avaliar o PPA é colocar uma rota para que a gente possa avançar, até porque planejamento só tem efeito se pudermos alcançar a melhoria da qualidade de vida das pessoas", destacou o secretário executivo da Seplag, Petrônio Rolim.
Ele ainda ressaltou as outras palestras realizadas durante a 4ª Sepog, como uma forma de fortalecer a gestão pública. "Aqui, nessa semana, discutimos desde ações relacionadas à reforma tributária e finalizamos com esse monitoramento do PPA, que permitem que possamos fortalecer a gestão pública e assim melhorar a vida dos paraibanos e principalmente daqueles que mais precisam", disse.
Confira a apresentação desta sexta-feira (5):
Monitoramento e avaliação do PPA 2024/2027 - Jakson Amâncio