Notícias
Paraíba realiza o “FNAS pelo Brasil” pela segunda vez
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), realizou, na última segunda-feira (21), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o “FNAS pelo Brasil”, edição 2025.
O Projeto “FNAS pelo Brasil” foi criado em 2024 pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), como uma iniciativa estratégica para fortalecer a gestão da Política de Assistência Social no País, garantindo a formação, qualificação, apoio e assessoramento técnico aos gestores e gestoras municipais, estaduais e conselheiros (as) da Assistência Social.
Coordenado pelo FNAS e liderado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), em parceria com as Secretarias de Assistência Social dos Estados, o Projeto, que capacitou cerca de dez mil pessoas no ano passado, tem como principal objetivo garantir a qualificação e eficiência para boa execução dos investimentos no SUAS, aprimorar a capacidade dos entes na gestão eficiente dos recursos, além de apoio e assessoramento com resposta rápida aos gestores e gestoras municipais e estaduais.
Entre as autoridades presentes no “FNAS pelo Brasil” de 2025, etapa Paraíba, participaram da mesa de honra a diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Francisca Vieira, que, na ocasião também representou a secretária Pollyanna Werton; o diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, da Secretaria Nacional de Assistência Social, José Arimateia de Oliveira; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Alexandro Gonçalves de Oliveria (Badaró); a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Nayara Cínthya de Moraes Santos e Sofia Ulisses, representante da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
Na oportunidade do evento houve a divulgação do “Selo FNAS” e a realização de palestras, ministradas por técnicos do Governo Federal, sobre emendas, contrato de repasse, execução de recursos federais e prestação de contas.
O diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, da Secretaria Nacional de Assistência Social, José Arimateia de Oliveira, frisou tratar-se de um momento único. “A gente congrega esforços tanto do Estado, quanto do Governo Federal, para capacitar os gestores, o municipal e mais ainda para fortalecer o Sistema Único da Assistência Social, na perspectiva dos recursos que são repassados por meio do Fundo Nacional de Assistência Social para os fundos municipais e para o Fundo Estadual de Assistência Social. É um momento no qual o Governo do Estado está junto com a gente para fortalecer os municípios da Paraíba. É um compromisso nacional do Governo Lula, que a gente traz para fortalecer ainda mais o aspecto da qualidade técnica, capacitando os gestores que estão executando a política pública da Assistência Social para fazer com que os recursos que chegam possam ser melhor executados para prestar um bom serviço para a população usuária do SUAS e assim garantir proteção social, cuidado, acolhimento para toda a população da Paraíba.
A diretora do SUAS, Francisca Vieira, ressaltou ser a segunda vez que acontece o FNAS pelo Brasil na Paraíba, capacitando os 223 municípios. “Aqui neste auditório são mais de 400 participantes, entre secretários municipais de assistências sociais, contadores, técnicos do Sistema Único de Assistência Social de toda a rede de proteção do Estado, se capacitando para fortalecer a política de Assistência Social no seu município. Então a Paraíba vem honrando esse compromisso com os municípios, na capacitação e no aprimoramento da gestão do SUAS, fazendo com que a população seja bem atendida, seja beneficiada com todo esse suporte técnico que está acontecendo aqui”.
O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Badaró, disse que: “esse acompanhamento, essa capacitação, com abertura de discussão e diálogo, inclusive para tirar dúvidas, não é importante só para os gestores a nível de município e de estado, mas também para as próprias organizações que estão sendo convidadas. Esse encontro vai fortalecer as gestões e o aprimoramento do conhecimento com relação à execução do orçamento, principalmente do Fundo Nacional de Assistência Social”.
A secretária de Assistência Social de Taperoá, Aldeci Ramos, que veio à João Pessoa, acompanhada de outras assistentes sociais, para participar do evento, destacou: “Nós estamos aqui assistindo, participando desse evento, para que possamos executar com mais clareza, com mais transparência, os recursos, tanto federais quanto estaduais, na execução das políticas públicas e da assistência social.