Notícias

3º Simpósio de Governo Digital supera expectativa e se consolida como um dos maiores eventos realizados pela Sead, através da Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital

publicado: 30/09/2024 11h04, última modificação: 30/09/2024 11h06

Em sua 3ª edição, o Simpósio de Governo Digital já se tornou um marco no calendário do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração, tendo agora como impulsionadora a Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital. Este ano o evento aconteceu no dia 18 de setembro, no Auditório Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Clique aqui para ter acesso as fotos oficiais do evento.

Na abertura tivemos as falas do Secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, da Secretária Executiva de Administração e Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital Jacqueline Gusmão, e do Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado da PB, Letácio Tenório Guedes Júnior, responsável pelo controle interno e transparência do Estado.

O Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, foi homenageado como Gestor Público Destaque 2024, em reconhecimento pelo trabalho e pelas ações transformadoras e pioneiras na área de modernização realizadas como gestor no Estado da Paraíba.

As palestras foram cheias de experiências enriquecedoras. Abrimos o Simpósio com um Talk Digital conduzido pelo jornalista paraibano Heron Cid. Ele entrevistou Roberto Pojo, Secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Uma conversa rica de conteúdo, onde foram apresentados os elementos principais do Governo Federal para estimular a Transformação Digital.

Na sequência, uma palestra internacional online com tradução simultânea com Marit Lani, Chefe do Centro de Competências de Governança e Engajamento da Academia de Governança Eletrônica da Estônia. Ela abordou os grandes desafios e dificuldades enfrentadas na Transformação Digital da Estônia.

Ainda pela manhã, tivemos a palestra de Lara Borges, Subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos e Gestora Governamental do Governo de Goiás / SEAD (GO), que explicou a estratégia de Transformação dos Serviços Públicos do Estado de Goiás.

O 3º Simpósio de Governo Digital trouxe também um Momento Cidadania Digital e Inovação com André Agra, auditor de Controle Externo do TCE-PB e expert em Inovação na Gestão Pública e em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Ele trouxe toda experiência em inovação no setor público para inspirar uma nova visão sobre o futuro da gestão pública e cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Logo após, tivemos um enriquecedor Debate sobre Cidadania Digital, que teve como mediadora Jacqueline Gusmão, Executiva de Administração da Paraíba e Secretária Executiva de Modernização e Transformação Digital. Compartilhando suas visões sobre as estratégias do Governo da Paraíba, tivemos o professor Claudio Furtado, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior; Giuseppe Guido presidente da Codata; e João Paulo Oliveira, Professor de Computação, Algoritmo e Inovação do IFPB.

Tivemos também palestras com Rafael Figueiredo, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife (PE). Ele trouxe toda expertise e falou sobre como fazer uma transformação digital campeã, com resultados para as pessoas.

Na sequência tivemos Diogo Lima, Sócio e Diretor de Produtos da Dendezê em São Paulo, que fez uma explanação fantástica sobre liderança Inclusiva na Transformação Digital do Setor Público.

Com sua vasta experiência acadêmica e conhecimento em Direito Digital e Inovação, Cláudio Lucena, Professor da UEPB, trouxe muitas ideias sobre como transformar a forma como entendemos a tecnologia e a gestão pública, com a palestra: LGPD - boas práticas para minimização dos dados a serem utilizados pelo governo.

E pra fechar o ciclo de palestras, Darlan Eterno, Analista Legislativo na Câmara dos Deputados e Diretor da Coordenação de Arquivo Gestão documental e preservação digital, explicou como as práticas adotadas na Câmara dos Deputados podem servir de referência para a modernização dos processos de preservação de dados e gestão documental no setor público.