Notícias
UNP Paraíba realiza evento alusivo ao Mês do Autismo na Penitenciária Hitler Cantalice
Policiais penais e servidores da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em João Pessoa, participaram na tarde desta quarta-feira (9) de evento alusivo ao mês de Conscientização do Autismo.
A palestra Autismo – Quando a gente se conscientiza, as peças se encaixam, propiciou um momento especial de aprendizado e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Reforçou a importância da empatia e da escuta ativa, apontou caminhos para a inclusão e a ação.
O objetivo do evento foi oportunizar aos policiais penais conhecimentos fundamentais sobre o TEA, para aprimorar a compreensão e a abordagem do indivíduo com autismo no contexto do sistema prisional.
A palestra foi conduzida pela policial penal, Mestra em Psicologia da Saúde e professora Silnara Araújo Galdino. Mais do que repassar informações técnicas, ela abordou com sensibilidade, temas importantes sobre o autismo, como os principais sintomas, suas características e manifestações, desmistificando os conceitos errados e promovendo uma compreensão.
“Mais um evento da Universal nos Presídios, o Abril Azul, o mês de Conscientização sobre o autismo. Trouxemos uma palestra para os policiais penais, dicas de como interagir com pessoas que tem essa condição, a conscientização, a importância do acolhimento, que envolve escuta ativa, empatia, respeito as diferenças individuais e a criação de ambientes que promovem a segurança e o apoio necessário para que cada pessoa com autismo possa se superar”, declarou a especialista.
“Espero que os policiais penais possam replicar esse conhecimento e que tenha sido de grande valia para o dia a dia deles, na vida pessoal como também no ambiente de trabalho. Que sigam aplicando o aprendizado e contribuindo para um mundo mais inclusivo e compreensivo”, ressaltou.
Para o Bispo Miguel Soares (IURD) foi um momento muito proveitoso para os policiais penais e servidores da Penitenciária Hitler Cantalice. Eles saíram daqui conscientes e mais orientados de como lidar com essas pessoas e famílias”, pontuou.
A ação faz parte da Seap-PB, Universal nos Presídios e Conselho da Comunidade.
_______
Ascom Seap/PB