Notícias
SEAP recebe parabenização da Senappen pelo resultado das aprovações no Encceja PPL 2024
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), recebeu parabenização da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) pelo resultado expressivo de aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA PPL 2024).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou o resultado que aponta que a Paraíba obteve 980 aprovações de reeducandos do sistema penitenciário, entre as aprovações totais – aquelas em que os candidatos foram aprovados em todas as disciplinas – e as parciais (proficiência), aprovados em disciplinas específicas. Ambas aprovações são certificadas pela Secretaria de Educação do Estado.
Na oportunidade a SENAPPEN encaminhou o expediente para Seap parabenizando pelo quantitativo de aprovações no Ensino Fundamental e Médio, que nas palavras do Diretor de Políticas Penitenciária, Sandro Abel Sousa Barradas, “retrata 'a qualidade da oferta' da educação nas unidades penais".
O Secretário da Administração Penitenciária, João Alves, destacou a importância deste reconhecimento. “Enquanto secretário da Administração Penitenciária eu me sinto feliz, com os resultados obtidos e pelo reconhecimento da SENAPPEN, resultados estes que são frutos do investimento do Governo do Estado para melhoria da política de reintegração social, sobretudo da educação em prisões. Parabenizamos todos os aprovados e o trabalho coletivo que envolveu desde os policiais penais, gestores das unidades prisionais, equipe da gerência de ressocialização, Gesipe e os professores que atuam nas unidades penais”.
O Gerente de Ressocialização da SEAP, João Rosas, acrescenta que a etapa seguinte a aprovação será a remessa das documentações exigidas para certificação dos aprovados junto a Secretaria de Estado da Educação. “Com o certificado eles e elas poderão requerer remição de pena pela conclusão do segmento educacional a qual foram certificados e os concluintes do ensino médio poderão participar das futuras edições do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade - Enem PPL", pontuou.
_______
Ascom-Seap/PB