Notícias
Seap realiza 1ª competição de cães farejadores
O 1° Treino de Detecção K9, uma competição de cães farejadores, foi realizado nas dependências do Complexo Penitenciário Juiz Hitler Cantalice (Base do GPOC-PB, na Unidade K9). A competição envolveu um conjunto de criadores e adestradores de cães de detecção, onde os cães são treinados para intervenção, captura, guarda e proteção.
Na ocasião, a KG Zoe, um pastor alemão (representando a Seap Paraíba), conquistou o 2° lugar. O animal de apenas 11 meses se destacou no treino e demonstrou uma excelente habilidade. Na sessão 15 caixas, dentro das 15 caixas, duas contaminadas com substâncias, ela encontrou as duas caixas em tempo recorde - 1h38min.
Cães que participaram do treino: Pink Escola Von Granja (1° lugar) Zoe da Colina da Borborema (2º lugar) Mylla Escola Von Granja e Gaya.
“Essa vitória não é apenas um troféu, mas sim uma dedicação e um trabalho árduo e impecável feito em equipe com todos os componentes do Grupo. É um reflexo do vínculo, da confiança e da dedicação inabalável entre homem/cão”, pontuou Carlos Coelho, Coordenador Geral GPOC-PB.
O Grupo de Operações com Cães foi criado para trabalhar dentro das unidades prisionais com o propósito de detectar substâncias ilegais escondidas nos ambientes prisionais, bagagens, veículos, etc., detecção de aparelhos celulares, chips, baterias, armas e munições, busca e captura de indivíduos em fuga, guarda e proteção, intervenção prisional e rondas. Contribuindo para a manutenção da segurança, ordem e disciplina do estado.
Cães farejadores — K9
Cães farejadores são cães treinados para utilizar o olfato aguçado e habilidades de rastreamento para encontrar e identificar odores (cheiros) específicos. Esses cães possuem um olfato altamente desenvolvido: eles têm cerca de 220 milhões de células olfativas em comparação com os 5 milhões presentes em humanos.
K9 são cães policiais, treinados para realizar diversas funções, como patrulhamento, guarda, resgate e detecção. O termo K9 é uma adaptação do termo em inglês canine, que significa "canino".
Os K9 são submetidos a um rigoroso treinamento para serem obedientes e responsivos aos comandos de seus tutores.
Algumas das funções dos K9 são: patrulhamento de áreas controladas e proteção de policiais, detecção de drogas e explosivos, busca e captura de foragidos, policiamento em praças desportivas.
A raça Pastor Belga Malinois é uma das mais indicadas para o trabalho de sinalização de ilícitos, pois tem um olfato apurado e assimila comandos com rapidez.
_______
Ascom-Seap/PB
Fotos: Carlos Coelho (GPOC)