Notícias
Seap-PB e SENAI Paraíba projetam parceria para oferta de cursos profissionalizantes a reeducandos
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estão dialogando com o objetivo de firmar termo de cooperação técnica para oferta de cursos profissionalizantes aos reeducandos e reeducandas do Sistema Prisional Paraibano.
O secretário João Alves se reuniu com técnicos da secretaria e dois representantes do SENAI para discutir oportunidades de parceria. A principal pauta do encontro foi a qualificação profissional de pessoas em privação de liberdade.
Segundo o secretário, o SENAI veio nos oferecer oportunidades para melhorar as atividades de módulos de trabalho nas nossas unidades prisionais. Ele destacou a importância de parcerias para profissionalizar os reeducandos, buscando o apoio do SENAI para "crescer, ampliar nossos projetos de ressocialização".
O gerente executivo de Educação do SENAI Paraíba, Clécio Veras, afirmou que a proposta é formar e qualificar os reeducandos para terem possibilidades de inserção no mercado de trabalho. “Nós temos vários segmentos onde podemos formar pessoas em construção civil, TI, eletrônica, e a oportunidade de conversarmos com o secretário João Alves para podermos ofertar esses cursos para o sistema prisional”.
O coordenador de mercado do SENAI, Elton Martins, também participou da reunião, apresentando inúmeros programas da instituição. O chefe de gabinete da Seap, Tércio Chaves, e alguns técnicos da secretaria também participaram da reunião de trabalho.
Para João Rosas, gerente executivo de Ressocialização da Seap-PB, o objetivo da reunião com o SENAI é formalizar um convênio de parceria. A intenção é passar a oferecer cursos profissionalizantes dentro das unidades prisionais, qualificando a mão de obra para atender à demanda do mercado. O foco é em profissões com alta demanda, como as da área de construção civil (pedreiro e mestre de obras) e instalação de ar-condicionado. A iniciativa visa garantir que os reeducandos saiam do sistema prisional com uma profissão e "avançar no fortalecimento dessa política de educação para a profissionalização", ressaltou.
Em breve, a Seap Paraíba e o SENAI realizarão visitas técnicas a cadeias e penitenciárias. O objetivo é inspecionar os espaços que já possuem ou podem receber oficinas produtivas, permitindo um melhor planejamento dos projetos de qualificação profissional.
“É uma parceria forte que vem através de uma instituição de grande credibilidade e fomentar esse processo de integração social, para que a gente possa avançar cada vez mais na diminuição da incidência criminal em nosso estado”, completou Rosas.
_______
Ascom-Seap/PB
Texto/Imagens: Josélio Carneiro
Edição/Revisão: Josy Gomes Murta