Notícias

Seap-PB e SEE-PB firmam parceria para fortalecer a educação no sistema prisional paraibano

publicado: 02/09/2025 21h02, última modificação: 03/09/2025 06h49
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
Seap-PB e SEE-PB firmam parceria para fortalecer a educação no sistema prisional paraibano_1.jpg
Seap-PB e SEE-PB firmam parceria para fortalecer a educação no sistema prisional paraibano_2.jpg
Seap-PB e SEE-PB firmam parceria para fortalecer a educação no sistema prisional paraibano_3.jpg
Seap-PB e SEE-PB firmam parceria para fortalecer a educação no sistema prisional paraibano_4.jpg
Seap-PB e SEE-PB firmam parceria para fortalecer a educação no sistema prisional paraibano_5.jpg
Seap-PB e SEE-PB firmam parceria para fortalecer a educação no sistema prisional paraibano_6.jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) se reuniu com a Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) para discutirem a elaboração de uma minuta de cooperação entre as Secretarias, bem como a construção de um plano de trabalho conjunto, visando ampliar as salas de aula e fomentar recursos financeiros para fortalecer a educação no sistema prisional.

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (02), com a presença do secretário da Seap-PB, João Alves; da secretária executiva de Administração, Suprimentos e Logística da SEE-PB, Pollyana Loreto; do gerente de ressocialização da Seap-PB, João Rosas; da gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos e Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, Edilma da Costa Freire; da gerente de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade da Paraíba, Eliana Maria de Aquino; de engenheiros de ambas secretarias; dentre outras autoridades.

Na ocasião, o secretário João Alves ressaltou a importância dessa interlocução entre as secretarias da Paraíba com o propósito de fortalecer os projetos a serem executados, com destaque para essa parceria que auxiliará na melhoria da educação dentro dos presídios. “Então, é importante dizer que nós temos salas de aula em todas as unidades prisionais do estado, e precisávamos ajustar alguns procedimentos com a Secretaria de Educação do Estado, principalmente em relação às escolas que são ligadas à Fundação Graciliano Ramos”, comentou.

A secretária Pollyana Loreto destacou a importância de promover a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do contexto das pessoas privadas de liberdade. “É um instrumento muito importante para que esse público tenha novamente um acesso à educação e voltem ao mercado de trabalho. Essa integração entre as secretarias vai promover qualidade de vida para essas pessoas, inclusive para que se sintam valorizadas dentro desses ambientes”, pontuou.

Segundo o gerente de João Rosas, a reunião foi um momento ímpar para discutir a melhoria dos espaços e oferta pedagógica, para os alunos e também os professores. “Então, isso é uma determinação do nosso governador João Azevêdo, de interlocução cada vez mais ampla com as secretarias de Estado, e determinação do nosso secretário João Alves de implementar ações que possibilitem um novo recomeço para essas pessoas”, concluiu.

Em 2025, a Seap-PB vem ampliando as perspectivas educacionais dentro do sistema prisional paraibano. Somente em agosto, houve a ampliação do programa Celso Furtado, que passou a ofertar bolsas de incentivo aos reeducandos, e a implementação do projeto “Virando a Página - Remição da Pena pela Leitura: Reescrevendo Masculinidades”, que uniu a remição pela leitura com obras que abordam o combate à violência doméstica.

A Seap-PB espera que a parceria firmada com a SEE-PB fortaleça ainda mais a oferta da educação para as pessoas privadas de liberdade, de modo a promover uma ressocialização cada vez mais ampla, acessível e eficiente.

_______

Ascom-Seap/PB