Notícias
SEAP-PB e Gestora da Embelleze discutem parcerias de capacitação para pessoas privadas de liberdade
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), por meio da Divisão de Capacitação de Recursos, promoveu na quinta-feira (16) uma reunião estratégica com a gestora Érica Félix, da Embelleze (Empresa de referência no Brasil nos setores de beleza e qualificação profissional).
Objetivo da reunião: planejar a implementação de cursos para aumentar a oferta nas prisões do Sistema Penitenciário na Paraíba.
Uma gama de treinamentos em beleza e estética foi analisada na reunião, incluindo cabeleireiro, manicure, barbearia e maquiagem; no nível de habilidades técnicas, com a finalidade de ajudar na profissionalização dos reeducandos, proporcionando mais chances de reintegração social e sucesso em suas vidas após o término da pena.
A discussão sobre a incorporação de pessoas LGBTQIA+ atualmente em cumprimento de pena também foi um dos temas mais debatidos.
A gestora da Embelleze ressaltou o interesse da companhia por projetos sociais e a relevância das parcerias que visam à transformação social por meio da educação e treinamento profissional. “Acreditamos que o treinamento é uma ferramenta muito poderosa para transformar a vida das pessoas. Queremos contribuir para a educação de um indivíduo e oferecer diferentes oportunidades para seu futuro”, disse ela.
Inclusão social — “Esta parceria com a Embelleze é de suma importância para ampliar a formação profissional no sistema prisional, onde efetivamente geramos possibilidades reais de inclusão social e, consequentemente, contribuímos para o combate à reincidência criminal”, disse Luciana Gualberto, chefe da Divisão de Captação de Recursos da Seap-PB.
Nos próximos dias, as equipes técnicas da Seap-PB visitarão as instituições e realizarão um inventário dos recursos para as aulas, e também para agendar a data de início das atividades.
A Seap da Paraíba reafirmou seu compromisso de permanecer alicerçada nos princípios de igualdade e não discriminação nas prisões e de garantir o acesso à qualificação para todos os privados de liberdade, independentemente de orientação sexual ou gênero.
______
Ascom-Seap/PB