Notícias

Seap Paraíba participa do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais

publicado: 12/11/2025 17h59, última modificação: 12/11/2025 17h59
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
Seap Paraíba participa do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais_3.jpg
Seap Paraíba participa do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais_10.jpg
Seap Paraíba participa do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais_9.jpg
Seap Paraíba participa do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais_5.jpg
139c4dd1-45f5-477a-bcdb-1ba39b0a0b25.jpg
Seap Paraíba participa do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais_7.jpg
Seap Paraíba participa do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais_8.jpg
Seap Paraíba participa do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais_10 (2).jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciaria (Seap-PB), por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB), está participando, do IX Encontro Nacional das Escolas e Academias Penais.

O evento acontece em Brasília desde a segunda-feira (11) e se encerra nesta quinta-feira (13). É promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) através da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN) e conta com a participação dos gestores de escolas e academias penais de todo o país, que integram a REspen, Rede Nacional de Escolas e Academias Penais.

O tema desse ano é a construção da nova Matriz Curricular Nacional de Educação em Serviços Penais e dos projetos político-pedagógicos das academias. Em pauta também o papel das Escolas e Academias Penais na implementação das metas do Plano Pena Justa.

O diretor da EGEPEN-PB, policial penal Mazukyevicz Nascimento, que representa a Seap Paraíba no evento, ressaltou a importância da gestão colaborativa em matéria de formação inicial e continuada da polícia penal. Segundo ele “a Paraíba tem sido destaque no contexto nacional de desenvolvimento da educação em serviços penais desde a participação ativa na construção das diretrizes nacionais ainda em 2022 até o atual momento de atualização da matriz curricular, uma vez que foi o primeiro Estado a incorporar em seu Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos o conhecimento produzido pelas Universidades Federais do Para e de Santa Catarina no âmbito da consultoria prestada à SENAPPEN para a construção da Matriz Nacional”.

 Somente esse ano a EGEPEN-PB já ofereceu mais de 2.000 vagas em ações de capacitação, com destaque para o edital em curso para inscrições nas seis turmas de Armamento e Tiro com Fuzil 556.

_______

Ascom/Seap-PB