Notícias
Seap Paraíba – gestores avaliam ações em 2025
Na última reunião de trabalho do anos, realizada nesta terça-feira (30), diretores e diretoras de penitenciárias da Grande João Pessoa, dialogaram com o secretário da Administração Penitenciária, João Alves. Foi uma oportunidade para avaliar as ações do ano de 2025.
O gestor da Seap-PB destacou que os êxitos no sistema penitenciário, mesmo com desafios diversos, são resultados de um trabalho coletivo construído pelo profissionalismo e compromisso de cada gestor de unidade, cada policial penal, cada servidor administrativo.
Reconhecimento Institucional – O secretário João Alves agradeceu à equipe e evidenciou também a importância da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), sob a gestão de Emerson Paz e da Gerência Executiva de Ressocialização (GER), sob a liderança de João Rosas, no projeto administrativo. O secretário reconheceu que “os resultados positivos, são frutos da contribuição individual de cada integrante do sistema prisional, numa sintonia coletiva essencial”.
O chefe de gabinete, Tércio Chaves, evidenciou que de fato houve avanços, há muito o que fazer, porém 2025 foi marcado por etapas inovadoras na gestão como um todo a partir de metas previamente estabelecidas e assim, resultados positivos puderam ser contabilizados.
O gerente executivo de Administração e Tecnologia da Informação (GEATI), Fábio Gomes, tratou sobre obras de infraestrutura nas unidades prisionais, contratos, projetando inovações que trarão mais agilidade na dinâmica de compras, de execução de obras, de orçamentos, aquisição de material bélico, ampliação de padarias no âmbito da reinserção social de pessoas em privação de liberdade, dentre outras providências pontuais.
Avaliação das direções de unidades - Durante a reunião, gestores e diretores avaliaram os avanços e os desafios do sistema prisional paraibano.
Avanços Estratégicos – Rogério Gominho, diretor do Instituto de Psiquiatria Forense (IPF), observou que nos últimos anos tornou-se visível a adoção de novos parâmetros no fluxo de planejamento estratégico, o que resultou em ganhos para todo o sistema prisional. Ressaltou, ainda, a presença mais constante do Ministério Público por meio de visitas regulares de inspeção.
Mudanças Estruturantes - Gilberto Rio, diretor da Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, agradeceu pela forma como o sistema vivenciou mudanças estruturantes nos últimos anos, as quais fortaleceram tanto a Polícia Penal quanto a Secretaria.
Autonomia e Gestão – Edmilson Souza, diretor da Penitenciária Fósculo da Nóbrega (presídio do Roger), destacou a importância do planejamento e agradeceu pela liberdade concedida à gestão, o que permitiu que os diretores atuassem com autonomia em iniciativas pontuais necessárias.
Equipamentos e Infraestrutura - Flávio Mahon, um dos diretores adjuntos da Penitenciária Padrão de Santa Rita, avaliou que a aquisição de novos equipamentos trouxe melhorias significativas, tanto em sua unidade quanto nas demais penitenciárias.
Parcerias Institucionais - Mirtes Daniele, diretora da Penitenciária Valentina Figueiredo, relatou que o modelo de gestão atual tem sido bem-sucedido, enfatizando que a parceria com o Poder Judiciário é essencial para esse êxito. A juíza das Execuções Penais, Andreia Arcoverde tem contribuído muito com os avanços da ressocialização no sistema penal.
Bem-estar e Estrutura Física - Tatiana Pimentel, diretora da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, apontou como prioridade a continuidade em 2026 das melhorias na estrutura física da unidade, visando o bem-estar dos servidores e das reeducandas.
_______
Ascom/Seap-PB
Texto: Josélio Carneiro
Revisão e fotos: Wanildo Martins