Notícias
Seap e Educação levam reeducandas à reflexão sobre a importância do cuidar de si
Com base neste tema, o Governo do Estado através da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), promoveu na Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão uma oficina em alusão ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Reeducandas, orientadas por professoras, expressaram em desenhos e frases, a dimensão do cuidar de si e da capacidade da mulher perceber que ela pode ser o que deseja ser.
A gerente operacional da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Célia Varela Bezerra, explicou que a oficina foi uma ação intersetorial envolvendo a Gerência Executiva de Ressocialização da Seap. “A oficina ministrada pelas professoras Graça Carneiro e Luciara, foi importante, um momento de escutar o que as mulheres estão sentindo, o que elas percebem no dia 8 de março. A gente falou do direito à educação que a mulher privada de liberdade tem”.
A reeducanda J.S.S. participou da oficina como monitora e avaliou que na oficina ela e as colegas aprenderam a usar o livre pensar, mesmo estando presas, "pensamos no nosso ser interior. “Nós escrevemos, desenhamos, expressamos no papel tudo o que estávamos sentindo”.
O direito à educação nas penitenciárias é garantido no Plano Nacional de Educação (PNE), Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH).
Nas unidades prisionais da Paraíba o Eixo Educação desenvolvido pela Gerência Executiva de Ressocialização que tem à frente hoje o policial penal e pedagogo João Sitônio Rosas Neto, oferta cursos de alfabetização, Ensino Fundamental, Ensino Médio, PROJOVEM, Projeto Remição pela Leitura, realização do ENCCEJA-PPL, e realização do ENEM-PPL.
Assessoria de Imprensa da Seap
fotos: Rislayne Araújo/Secretaria da Educação