Notícias
Reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão recebem kits de higiene pessoal de instituição internacional
As reeducandas da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa, receberam kits higiênicos contendo sabonetes, escovas de dente, creme dental e absorventes. Os kits, doados pela INTERCAP - Escola Cristã de Capelania Internacional, foram entregues na sexta-feira (30) pelo pastor Kepler Arruda e equipe da INTERCAP.
Após a entrega dos itens de higiene pessoal as reeducandas tiveram um momento de oração.
A diretora da Penitenciária Júlia Maranhão, Tatiana Pimentel, revela: “Ações como esta da INTERCAP são fundamentais para garantir a dignidade básica e fortalecer o processo de ressocialização. O apoio material unido ao acolhimento espiritual faz toda a diferença no ambiente das prisões. Nós sempre estaremos de portas abertas para receber parceiros sérios que promovam dignidade humana e acolhimento no ambiente prisional”.
O presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de João Pessoa, policial penal Thiago Robson Lopes, avalia: “Nossa participação nesta ação reforça a compreensão de que a capelania não se limita a uma dimensão religiosa, mas exerce um papel essencial na assistência material, na escuta, acolhimento, orientação e apoio emocional e espiritual, sempre em consonância com a legislação vigente, o respeito à pluralidade religiosa e à autoridade das instituições públicas”.
O pastor Kepler Arruda, diretor da INTERCAP (Escola Cristã de Capelania Internacional), explicou porque a instituição fez uma campanha interna entre os seus capelães para doar às pessoas que estão privadas de liberdade na Penitenciária Júlia Maranhão. “Na verdade, nós não fizemos nada demais a não ser fazer o que Jesus faria pelo próximo, tentar ajudar e aliviar o sofrimento daqueles que estão necessitados. Então nós fizemos uma doação de 220 kits completos”.
A INTERCAP é uma instituição com sede no sul da Flórida (EUA) dedicada à formação de capelães cristãos para atuação em diversas áreas de serviço espiritual e pastoral.
Sua missão oficial é preparar homens e mulheres como capelães que possam “alcançar pessoas em áreas que exigem compaixão além dos limites”, ou seja, pessoas em situações de vulnerabilidade, hospitais, prisões, emergências e contextos onde a presença espiritual é requisitada.
A escola oferece cursos e seminários de capelania com credenciais que, segundo seus materiais, podem ser reconhecidas internacionalmente.
_______
Ascom/Seap-PB
Fotos: Thiago Robson Lopes