Notícias
Projeto Alvorada Ciclo 2: Egressos do Sistema Prisional Recebem Kits de Ferramentas
Egressos do sistema prisional estão se qualificando para o mercado de trabalho através do Projeto Alvorada Ciclo 2, uma parceria entre o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). Como parte do programa, os alunos do curso de Eletricista Residencial e Predial receberam kits com 32 ferramentas, essenciais para iniciar suas novas carreiras.
O Projeto Alvorada Ciclo 2, que acontece nos campi de João Pessoa e Campina Grande, oferece uma formação completa. Segundo Franklin Garcia Figueiredo, coordenador administrativo do projeto, a capacitação vai além da técnica. "Nossa grade curricular não se limita a disciplinas técnicas. Temos também projeto de vida, português, matemática e informática, preparando os alunos de forma integral para o mercado de trabalho", explica.
“É um momento importante que a gente está vivenciando no núcleo de inclusão social e produtiva. Fazer a entrega do kit de ferramenta, que é justamente uma mala com 32 itens que eles irão utilizar para o mercado de trabalho”, explica Franklin. Ele destaca que o material e todo o projeto são fomentados pela SENAPPEN.
O curso, com carga horária de 754 horas, iniciou em abril e será concluído em novembro, com a fase de estágio. A iniciativa tem gerado grande entusiasmo entre os participantes.
Para Jane Cleide de Medeiros, egressa do sistema prisional, a oportunidade é um sonho. "Nunca imaginei estudar no IFPB. Passava aqui e era um sonho distante. Hoje, estou vivendo uma bênção de Deus", expressa.
Lucinaldo de Melo, outro egresso, já está aplicando os conhecimentos adquiridos. "Este momento é muito significativo. Já estou trabalhando em casa, consertando algumas coisas. Para mim, está sendo ótimo", relata.
O Projeto Alvorada Ciclo 2 reforça o compromisso das instituições em promover a inclusão social e produtiva, oferecendo uma segunda chance e ferramentas concretas para a reintegração de egressos do sistema prisional na sociedade.
Projeto Alvorada
Criado para impulsionar a reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional, a partir da realização de ações no âmbito da educação tecnológica e profissional, o Projeto Alvorada retornou em 2024, alinhado à PNAPE. Para a execução desta fase, foram investidos mais de R$ 15,8 milhões, distribuídos em 23 propostas, que irão beneficiar centenas de participantes.
A iniciativa promove o acesso ao mercado de trabalho por meio do emprego, empreendedorismo e economia popular e solidária, contando com Núcleos de Inclusão Social e Produtiva para incubação de novos negócios e geração de renda. A estratégia envolve instituições de ensino, serviços especializados, empresas, cooperativas populares, poder judiciário e terceiro setor, consolidando-se como uma política pública fundamental para a ressocialização e a construção de uma sociedade mais justa e segura.
_______
Ascom-Seap/PB
Texto e imagens: Josy Gomes Murta
Projeto Alvorada – Fonte/SENAPPEN