Notícias

Policial penal da Paraíba atua como instrutor em curso de elite no Distrito Federal

publicado: 11/08/2025 16h28, última modificação: 11/08/2025 16h52
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Policial penal da Paraíba atua como instrutor em curso de elite no Distrito Federal_1.jpg
Policial penal da Paraíba atua como instrutor em curso de elite no Distrito Federal_2.jpg
Policial penal da Paraíba atua como instrutor em curso de elite no Distrito Federal_3.jpg
Policial penal da Paraíba atua como instrutor em curso de elite no Distrito Federal_4.jpg
Policial Penal da Paraíba é convidado para atuar como instrutor em curso de intervenção no Distrito Federal_5.jpg

O policial penal Adailde José dos Santos Sousa (Sousinha) representa a Paraíba em uma missão de destaque no cenário da segurança penitenciária nacional. Ele foi convidado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE-DF) para atuar como instrutor no XXIII Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário. A capacitação, que começou no dia 4 e vai até 15 de agosto, tem o objetivo de formar novos interventores táticos.

A participação do policial foi liberada pelo secretário João Alves (Seap-PB), que viu no convite uma oportunidade de integração entre os estados. Sousinha destacou que esta é a terceira vez que viaja a Brasília para participar de atividades do DPOE-DF, um sinal de reconhecimento de seu trabalho.

Sousinha, que já é formado em intervenção básica e avançada pelo próprio DPOE-DF, expressou: “É uma honra de representar a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, a Penitenciária Padrão de Cajazeiras, e todos os que trabalham por um sistema penitenciário melhor”.

Ele ressaltou o nível de exigência do curso: “Não é uma tarefa fácil. Trata-se de um curso para servidores, que exige dedicação, responsabilidade e comprometimento. É um grande desafio, mas também uma oportunidade única de contribuir com o fortalecimento de nossa estrutura e de nossa equipe. Meu agradecimento especial ao secretário João Alves, ao delegado Dr. Wenderson Teles, titular da Secretaria de Administração Penitenciária do DF, à Diretoria Penitenciária de Operações Especiais – DPOE, e a todos os envolvidos na capacitação".

Além de Sousinha, a equipe de instrutores é composta por profissionais formados pela DPOE em intervenção prisional, que atuam em diversos estados do país, reforçando o caráter colaborativo e federativo da capacitação.

O curso conta ainda com a participação de instituições de destaque nacional, como o Comando de Operações Táticas (COT), principal unidade tática de elite do Departamento de Polícia Federal; e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), que estão atuando na revisão e aperfeiçoamento de técnicas operacionais, promovendo atualizações nos procedimentos de intervenção em recintos carcerários.

Equipe de Intervenção da Paraíba

A participação de Sousinha é uma forma de capacitação e aprendizagem contínua. Ele ressaltou que, no sistema penitenciário da Paraíba, existem outros quatro operadores avançados de intervenção, além dele, o que reforçam o nível de excelência da equipe. “Podem ter certeza de que estarei empenhado em dar o meu melhor, para que o prestígio e a credibilidade da nossa instituição continuem crescendo, levando o nome da Paraíba cada vez mais longe”, concluiu Sousinha

Sobre o DPOE

A Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) é uma unidade especializada da Polícia Penal do Distrito Federal. Foi criada em março de 2000, com o objetivo de centralizar as escoltas de todo o Sistema Penitenciário. Atua na formação, capacitação e aperfeiçoamento de servidores penitenciários, promovendo cursos continuamente de intervenção rápida, gerenciamento de crise, segurança penitenciária, entre outros, mediante demanda específica. 

Sobre o curso

O Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC) é uma formação de excelência externa para policiais penais do Distrito Federal e de instituições coirmãs. É um curso de alta exigência física e técnica, projetado para quem busca preparo, disciplina e excelência operacional. A formação acontece em regime de internato de 04 a 15 de agosto de 2025, com uma carga horária total de 172 horas-aula. 

A capacitação é uma oportunidade ideal para aprimorar suas habilidades e fazer parte de um grupo seleto de profissionais preparados para atuar nas mais diversas e complexas situações do sistema prisional.

_______

Ascom-Seap/PB