Notícias
Planejamento Estratégico da Seap é apresentado ao governador e gestores da Segurança Pública
O Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) foi apresentado na tarde desta quarta-feira (22) ao governador João Azevêdo, secretários, comandante geral da Polícia Militar, comandante geral do Corpo de Bombeiros e demais gestores das forças públicas de segurança, reunidos no salão azul do Palácio da Redenção para apresentação do Anuário da Segurança Pública. A Paraíba registrou redução de 22% no número de homicídios em 2019
Na reunião, o governador João Azevêdo destacou o aumento de investimentos na segurança e enalteceu o trabalho de homens e mulheres que integram o segmento. “Nós fechamos um ano muito importante para a segurança pública e esses resultados nos alegram e aumentam a nossa responsabilidade para que os números possam melhorar cada vez mais e tenho a certeza de que a unidade continuará fazendo a diferença para que todo o trabalho desenvolvido seja preservado”, disse.
De acordo com o secretário Sérgio Fonseca o Planejamento Estratégico da Seap visa a redução da reincidência criminal, com foco em áreas estratégicas como ação social, saúde e educação. “Nós identificamos que elevar o nível de reintegração social é o principal objetivo da administração penitenciária. Duas das ações já iniciadas são o Escritório Social e a lei 11.613, que trata do incentivo às empresas a construírem parcerias com o sistema prisional, porque entendemos que é preciso oferecer dignidade para as pessoas que estão reclusas, o que resultará, automaticamente, na diminuição da reincidência criminal”.
Após o secretário Sérgio Fonseca fazer breve explanação sobre as linhas gerais o consultor Manoel Ferreira da Silva apresentou detalhes do Planejamento Estratégico que objetiva tornar a Seap referência nacional num horizonte de dez anos.
Em sua fala o consultor Manoel Ferreira da Silva destacou que para o êxito de qualquer planejamento estratégico é fundamental que todos envolvidos compartilhem conhecimento, as boas práticas com todo o sistema, o que é importante para se obter resultados. Em seguida a essência é trabalhar com valores. Ressaltou ainda a necessidade de pesquisa junto à sociedade para se ter um diagnóstico da imagem da instituição. Diante desse diagnóstico passar a trabalhar, a executar o planejamento. Fortalecer parcerias com a sociedade e entidades públicas é uma das diversas metas prioritárias do plano.
Na reunião o consultor Manoel Ferreira fez breve apresentação do Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, já em execução há alguns anos e com resultados excelentes.
Também participaram da reunião de trabalho o secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, o gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo da Silva Porfírio, o chefe de gabinete da Seap, Josinaldo Lucas, além de diversos diretores de unidades prisionais.