Notícias
Operação Verão 2025 intensifica segurança pública com ação integrada em Cabedelo
A cidade de Cabedelo, um dos principais destinos turísticos do verão paraibano, recebeu nesta quinta-feira (9) uma ação integrada das Forças de Segurança do Estado. A iniciativa reuniu a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, e a Prefeitura de Cabedelo, com o objetivo de reforçar a segurança na região.
A ação mobilizou diversos órgãos, como as Polícias Militar, Civil e Penal, o Corpo de Bombeiros Militar, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a Guarda Municipal de Cabedelo, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Defesa Civil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A presença conjunta busca assegurar maior tranquilidade para moradores e turistas que frequentam as praias locais.
A operação iniciou às 15h no pórtico de entrada do bairro de Intermares e integra o calendário da Operação Verão 2025, lançada em dezembro do ano passado. Prevista para seguir até o Carnaval, a operação envolve um amplo aparato de segurança pública, incluindo carros, motos, triciclos, bicicletas, botes e jet skis, empregados no policiamento ostensivo e nas atividades de salvamento realizadas pelo Corpo de Bombeiros.
Também foram destacadas as duas aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA), utilizadas em operações policiais e resgates aeromédicos, contribuindo para ampliar a capacidade de resposta em situações de emergência.
A Polícia Penal tem papel estratégico na operação, atuando no combate à criminalidade e na fiscalização de reeducandos monitorados pela Justiça. “Nossa missão é fiscalizar por meio de nossos equipamentos e informar as forças policiais sobre qualquer descumprimento de limites estabelecidos aos reeducandos. Nossos policiais penais estão aptos a agir diretamente quando necessário”, ressaltou o secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves.
O gerente da Gerência do Sistema Penitenciário (Gesipe), Emerson Paz, destacou o planejamento prévio realizado para a operação. “A Seap disponibilizou 30 policiais penais para reforçar a fiscalização dos reeducandos em regime semiaberto. O objetivo é garantir o cumprimento das normas e, consequentemente, reforçar a segurança da população”, pontuou.
A Operação Verão 2025 reafirma o compromisso das forças de segurança integradas com a proteção e o bem-estar de todos que escolhem não só apenas Cabedelo, mas como outras praias do litoral paraibano como destino nesta temporada.
_______
Ascom-Seap/PB