Notícias
Governo da Paraíba abre Fórum Celso Furtado com SECTIES e SEAP firmando parceria para inovação no sistema prisional
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties-PB) e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), firmou nesta terça-feira (19) um Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), dentro do Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional. Essa parceria tem o objetivo de oferecer bolsas de incentivo para os reeducandos nas Unidades Educacionais Prisionais da Paraíba.
A assinatura do acordo ocorreu durante a abertura do Fórum Celso Furtado: Desenvolvimento, Justiça e Democracia – reflexões críticas para o século XXI, realizado no Tribunal de Contas da Paraíba, em João Pessoa. O evento segue até esta quarta-feira (20) e reúne especialistas nacionais para discussão de pautas atuais, como crise climática, soberania digital, autoritarismos e inteligência artificial. Também propõe diálogos sobre o que o Programa Celso Furtado vem proporcionando aos integrantes e à sociedade geral, bem como os próximos passos a serem tomados para a continuidade das ações.
Estiveram presentes o secretário Claudio Furtado (Secties), o secretário João Alves (Seap-PB), Rangel Junior (presidente da FAPESQ), o desembargador Fred Coutinho (presidente do TJPB), Celso Mangueira (presidente do Conselho Regional de Economia), Elis Regina Neves Barreiro (gestora de programas especiais da Secties), Camilo Farias (reitor da Universidade Federal de Campina Grande), Túlio Antunes (gerente de Educação Profissional e Tecnológica da Paraíba), entre outras autoridades.
Durante o seu discurso, o secretário João Alves destacou que a parceria entre a Secties, as universidades e os outros órgãos engajados nesse processo demonstra que a Paraíba tem um olhar diferente com os reeducandos, e isso é muito importante para uma remição diferenciada às pessoas privadas de liberdade que estarão engajadas no projeto. “Apesar de haver algum preconceito com os presídios, temos muita gente boa nas unidades prisionais, muita gente que quer sair pela porta da frente e quer remir a sua pena para cuidar da sua família”, ressaltou.
O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, destacou a importância do ato, reforçando o papel do Judiciário paraibano. “As assinaturas realizadas hoje não representam apenas um ato formal, mas um compromisso efetivo e afetivo com o social”, afirmou. “O Poder Judiciário paraibano está imbuído nesse propósito, com a certeza de que este evento beneficia cidadãos e cidadãs. O Judiciário deve estar sempre de portas abertas e em encontro com o cidadão. Isso é cidadania”, enfatizou.
A inovação do projeto foi endossada pela economista Tânia Bacelar, que trabalhou diretamente com Celso Furtado e foi uma das palestrantes do evento. Ela expressou sua surpresa ao ver o pensamento de um dos maiores economistas do Brasil sendo levado para dentro das escolas, um debate que, segundo ela, costuma ficar restrito às universidades.
“O que vi aqui hoje, no entanto, é especial: trazer a reflexão de um pensador brasileiro, reconhecido mundialmente, para crianças e jovens ainda no início da vida escolar”, disse Tânia Bacelar. “A Paraíba está promovendo uma iniciativa disruptiva, que pode servir de exemplo para outros estados do país”.
A reeducanda Sabrina Pinho, que atualmente é estudante do curso de Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), compartilhou com os presentes o impacto que essa ação terá não só na sua trajetória, como também na de outras pessoas dentro do sistema prisional paraibano. “Hoje estou aqui para mostrar que a ressocialização existe, que ela é possível. Inclusive, a minha vida e a vida das pessoas que estou aqui hoje representando, que são os reeducandos, os egressos do sistema prisional. Eu posso falar por mim e pelos meus colegas que a ressocialização existe e é presente na vida das pessoas que realmente querem e acreditam que isso é possível. Com o apoio do secretário João Alves e do gerente de ressocialização João Rosas, eu busquei a mudança e acreditei em mim, e é muito gratificante ver que esse projeto é importante e vai tornar mais coisas possíveis”.
A programação do Fórum Celso Furtado continua nesta quarta-feira (20), com discussões aprofundadas sobre o futuro da Paraíba e do Brasil. As mesas de debate abordarão temas estratégicos como inteligência artificial, tecnociência solidária e economia digital. O evento contará com a participação de renomados pesquisadores, como Helena Lastres e José Eduardo Cassiolato, que irão discutir a soberania nacional e os desafios da economia política de dados frente às grandes plataformas globais.
_______
Ascom-Seap/PB
Fotos: Mateus de Medeiros