Notícias

Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé

publicado: 30/09/2025 23h30, última modificação: 02/10/2025 14h24
1 | 11
2 | 11
3 | 11
4 | 11
5 | 11
6 | 11
7 | 11
8 | 11
9 | 11
10 | 11
11 | 11
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_1.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_2.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_3.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_4.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_5.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_6.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_7.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_8.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_9.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_10.jpg
Gestão integrada garante adequação no sistema sanitário da Penitenciária Regional de Sapé_11.jpg

A Penitenciária Regional de Sapé alcançou um marco significativo na melhoria de sua infraestrutura, garantindo uma solução definitiva para o manejo de seus efluentes e o abastecimento de água. O avanço foi concretizado após uma reunião estratégica realizada nesta terça-feira (30) no Fórum Desembargador Joaquim Sérgio Madruga, sob a mediação do Poder Judiciário. O encontro reuniu a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB), a Cagepa e o poder público municipal.

O principal foco da articulação era resolver um problema que gerava transtornos à comunidade local: os transbordamentos frequentes de dejetos para a rua principal da cidade. A solução encontrada e já implementada foi a instalação de um novo sistema de bombeamento. Uma bomba submersa foi instalada para direcionar, de forma eficiente e controlada, todo o efluente sanitário da unidade prisional diretamente para a rede de coleta municipal.

Essa medida técnica não só garante a adequação do sistema sanitário da penitenciária, mas também põe fim aos inconvenientes na via pública, representando um ganho direto na saúde pública e na qualidade de vida dos moradores de Sapé.

Além da questão sanitária, a reunião também tratou de melhorias no abastecimento de água da unidade. A rápida e eficaz resposta foi fruto da articulação direta e integrada entre todas as instituições envolvidas.

O secretário da Seap-PB, João Alves, foi o primeiro a ser acionado e agiu prontamente, conforme relatado pelo diretor da unidade prisional, Cícero Júnior: “Falei diretamente com o Dr. João, e ele prontamente falou com o presidente da Cagepa, Dr. Marcos Vinicius, onde foi feito rapidamente um estudo de viabilidade, e pudemos constatar que seria viável a adequação no sistema sanitário da unidade prisional”.

A Juíza da Comarca de Sapé, Dr.ᵃ Adriana Lins, ressaltou o impacto da medida na saúde e dignidade dos que vivem e trabalham na penitenciária. “Um problema no sistema de saneamento, e isso está relacionado à saúde dos reeducandos e das pessoas que aqui trabalham, está relacionado também a um comportamento, porque uma limpeza do ambiente, um asseio do ambiente é muito importante para as pessoas se sentirem melhor, se sentirem minimamente acolhidas e contempladas nesse cuidado. Então, a Cagepa veio, conseguiu resolver esse problema e, graças a Deus, é mais um passo para esse nosso trabalho evolutivo a ser feito aqui dentro dessa unidade prisional de Sapé”.

O representante da Cagepa, Joás Pereira Pina, detalhou a solução técnica e garantiu a durabilidade do sistema. “A princípio foi instalado na Penitenciária um sistema de bombeamento o qual está coletando desde o último sábado todos os resíduos que são gerados lá na unidade prisional e o que ficou acordado é que nós da Cagepa vamos providenciar um segundo equipamento com o intuito de ser um equipamento reserva por conta de um possível problema, algum sinistro que possa acontecer e, com isso vai evitar o transbordamento. Uma solução que a nosso ver é uma solução definitiva para toda aquela problemática”.

O Diretor da Penitenciária Regional de Sapé, Cícero Júnior, detalhou o processo que levou à solução definitiva para o sistema sanitário da unidade. “Logo após a minha chegada à unidade, comecei a fazer relatórios e pedir ajuda aos órgãos competentes, foi então que falei diretamente com o secretário, Dr. João Alves. Após marcarmos uma reunião com os representantes dos órgãos competentes para decidir isso, Cagepa, Seap-PB, Judiciário e prefeitura de Sapé, a obra hoje foi concluída, mesmo estando sendo avaliada ainda, para ajustes finais, já faz 10 dias que a bomba vem fazendo seu trabalho e com isso resolvendo o impacto negativo que causava na cidade. Minha contribuição foi acionar as pessoas certas e mostrar-lhes o quão benéfico seria essa obra pronta, como está agora”.

Presentes na reunião no Fórum Desembargador Joaquim Sérgio Madruga, além do secretário João Alves (Seap-PB); a Juíza Adriana Lins (Comarca de Sapé); o procurador Geral do Município, Aderbal Vilmar; o diretor da Penitenciária Regional de Sapé, Cícero Júnior; o Representante da Cagepa, Joás Pereira Pina; representantes do poder público municipal; o Padre Cícero Salvador (Clero local), Christiane Andrade (Assessora-Seap-PB); Luciana Gualberto, Hellen Rolin e Thiago Robson (Captação de Recursos da Seap-PB).

O sucesso da iniciativa demonstra a eficácia da gestão interinstitucional na busca por soluções definitivas que beneficiam tanto a unidade prisional quanto a comunidade de Sapé.

_______

Ascom-Seap/PB