Notícias
Gesso 3D fabricado por reeducandos é tema de reportagem da TV Justiça
O projeto Gesso Esperança, fábrica de gesso 3D produzido por reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, foi pauta da TV Justiça e do Portal de Notícias do Tribunal de Justiça da Paraíba na tarde desta quinta-feira (12). As duas equipes produziram uma reportagem especial sobre o gesso fabricado em três dimensões e que tem atraído o interesse de arquitetos e designers de interiores. Esses profissionais têm recomendado o produto a seus clientes pela qualidade das peças e pelo preço abaixo do praticado no mercado.
Na ocasião estavam presentes os atuais diretores da unidade prisional José de Arimatéa Figueiredo Torres Júnior e o adjunto Lindeberg Carnaúba, além do ex- diretor por nove anos, responsável pela implantação do projeto à época e atual Gerente Executivo de Ressocialização, João Sitônio Rosas Neto.
O projeto Gesso Esperança Viva existe há quatro anos e tem tido uma grande aceitação no mercado. Outro ponto abordado na matéria foi a importância de projetos de ressocialização como este no tocante ao combate incessante por parte da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) a não reincidência nas unidades prisionais do Estado. O gerente de Ressocialização, João Sitônio Rosas Neto, destacou que o Governo do Estado, por meio da Seap, sob a condução do secretário Sérgio Fonseca de Souza, tem priorizado ações que promovam a reinserção social de reeducandos, homens e mulheres que, após progredirem de regime, tenham maiores oportunidades de trabalho, por isso a Seap tem investido em cursos de capacitação e novos cursos serão implantados nas unidades prisionais.
Outras equipes de televisão também estão agendando reportagens sobre o tema. É o caso da TV Tambaú.