Notícias
Equipes da Seap-PB e da Secretaria da Educação realizam visita técnica ao SENAI objetivando oferta de cursos para reeducandos e alunos do EJA
Multiplicar as oportunidades de qualificação profissional para pessoas em privação de liberdade e egressas do sistema prisional paraibano, além de educação para jovens e adultos, é uma das metas do Governo da Paraíba por meio das Secretarias de Estado da Administração Penitenciária e da Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
As conversações tiveram início nesse mês de setembro em reunião de trabalho na Seap-PB. Nesta sexta-feira (19), equipes das duas secretarias realizaram visita técnica ao Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho – SENAI, no Distrito Industrial de João Pessoa.
O secretário da Seap-PB, João Alves, e as equipes foram recepcionados por gestores e equipe multiprofissional do SENAI. A comitiva das duas secretarias conheceu diversos departamentos: laboratórios de mecânica automotiva, informática, biblioteca, refrigeração, têxtil, dentre outros setores.
Na avaliação do secretário João Alves, a visita foi de resultados: “Conhecemos essa estrutura que é uma grande escola formadora de jovens em cursos técnicos e o sistema prisional tem uma demanda imensa de pessoas em busca de capacitação profissional, então estamos certos de que a parceria que está em construção entre o SENAI, a Administração Penitenciária e a Secretaria da Educação do Estado vai ser uma revolução no campo da oferta de cursos para nossos reeducandos não só da capital, mas de outros polos regionais”.
O gestor da Seap-PB complementa que ficou impressionado com o potencial do SENAI, instituição referência no país em formar jovens para o mercado de trabalho. Ele vai convidar diretores de unidades a visitarem os centros de formação do SENAI, algo importante nesse processo de ressocializar pessoas.
A gerente do SENAI João Pessoa, Paulina Rodrigues, expressou a satisfação dela e de toda a equipe em receber a comitiva do governo estadual e está entusiasmada com a parceria que será firmada. “A ideia é que a gente firme uma grande parceria com o Governo do Estado e forme mão de obra qualificada dentro do sistema prisional. Também trabalhamos com a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA”.
João Rosas, gerente executivo de Ressocialização da Seap-PB, destacou que ficou evidenciado durante a visita técnica “o compromisso de cada um em fazer mais e melhor em prol de pessoas que, sobretudo, muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade”.
A equipe do SENAI contou com a participação de Renata Silva Santos (coordenadora de Desenvolvimento Educacional - representando o gerente executivo de Educação, Klércio Veras); Adriano Lins (gerente do SENAI de Bayeux), e Elton Martins (coordenador de Mercado).
Integraram a comitiva da Seap-PB, Christiane Andrade (assessora de gabinete), Leilane Soares (Coordenadora de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade), Samaia Belo (Coordenadora de Educação, Cultura e Esporte), Capitã Helena Andrade (Assessora Técnica Normativa da Seap-PB) e a advogada Deize Cristiane da Silva (Assessora).
Na equipe da Secretaria da Educação, Pollyanna Loreto (secretária Executiva de Administração, de Suprimentos e Logística), Eliane Aquino (gerente operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade).
_______
Ascom-Seap/PB
Texto e imagens: Josélio Carneiro
Revisão: Josy Gomes Murta