Notícias

Encceja PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

publicado: 14/01/2025 18h05, última modificação: 17/01/2025 08h36
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Encceja PPL mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba_1.jpg
Encceja PPL mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba_3.jpg
Encceja PPL mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba_2.jpg

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou em medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL 2024), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontaram que a Paraíba obteve 980 aprovações de reeducandos do sistema penitenciário.

Segundo João Rosas, gerente de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, o resultado do Encceja PPL na Paraíba foi consolidado nesta segunda-feira (13), com 980 aprovações, entre as aprovações totais – aquelas em que os candidatos foram aprovados em todas as disciplinas – e as parciais (proficiência), aprovados em disciplinas específicas. Ambas aprovações são certificadas pela Secretaria de Educação do Estado.

Resultados – O Estado da Paraíba apresentou um aumento de 11,4% no número de aprovados em relação ao ano anterior, quando foram aprovadas 879 pessoas privadas de liberdade. A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) está avançando ano a ano com os reeducandos participando e sendo aprovados no Encceja PPL: em 2020 foram aprovados 146; em 2021, foram 171; e em 2022 o número de aprovados deu salto para 732. 

“Enfim, ficamos muito felizes com esse resultado, que representa um aumento em relação ao último ano, que teve um pouco mais de 800 aprovações entre totais e parciais, as proficiências. Então, isso demonstra o compromisso do Governo de Estado, das secretarias conjuntas e das parcerias que fortaleçam esse processo de educação nas unidades prisionais do estado”, ressaltou Rosas. 

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, comemorou os resultados. “Enquanto secretário da Administração Penitenciária eu me sinto feliz, como se eu tivesse cumprindo a minha missão na Seap, minha missão não é só guardar preso, é reeducar, é inserir essas pessoas na sociedade e nós temos vários projetos educativos para as pessoas privadas de liberdade”. 

Entre os aprovados no Encceja PPL 2024, destaca-se uma reeducanda que trabalha na Seap. “Temos um caso aqui na nossa secretaria: Jane. Ela já foi reclusa, mas hoje está inserida na sociedade, trabalhando aqui conosco, e passou muito tempo sem estudar, mas quis retomar os estudos, concorrer ao Encceja e passou. Foi aprovada com uma nota muito boa. É exemplo (aqui dentro) de superação e motivo de orgulho. Eu a recebi bastante satisfeita aqui no meu gabinete, veio contar a sua vitória, da alegria da família, e vai continuar estudando. Isto é muito bom, muito gratificante e mostra que estamos fazendo a coisa certa”, contou o secretário. 

Compromisso - Para João Rosas, Jane é fruto desse trabalho, desse compromisso do estado em trazer dignidade para essas pessoas, de levar a escolarização, de proporcionar novos tempos. “Depois de 30 anos sem estudar e hoje ela consegue efetivamente a certificação do ensino fundamental, e agora vai dar um passo adiante, conclusão de ensino médio, fazer a próxima prova, continuar os estudos, seguir em frente”, comentou. 

“Então, vamos trabalhar forte para que ela e tantas outras pessoas possam, efetivamente, voltar a sonhar e construir um caminho diferente daquele que um dia a trouxe para essa situação de privação de liberdade. E a educação é, sem sombras de dúvidas, esse instrumento de transformação social, esse instrumento de transformação da sociedade como um todo”, destacou João Rosas.

Superação - A reeducanda Jane Medeiros (47 anos) deixou de estudar quando tinha 15 anos. “Eu parei na 5ª série, depois de 30 anos eu voltei a estudar. Hoje eu fui surpreendida pelo Dr. João Rosas que veio me dar a boa notícia, que eu passei e entregou o meu certificado de aprovação no Encceja. Estou muito feliz e quero continuar e fazer mais outras etapas, seguir estudando para passar no Enem e chegar na Universidade. Eu sempre sonhei ser professora de Educação física. Quero agradecer ao Governo da Paraíba, ao secretário João Alves pela chance, tive essa oportunidade e abracei e vou seguir trabalhando e estudando, sempre em frente sem olhar para trás”, expressou Jane.

_______

Ascom-Seap/PB