Notícias

Em ação integrada, Polícia Penal da Paraíba participa da Operação Connection

publicado: 23/10/2025 22h30, última modificação: 25/10/2025 08h07
Em ação integrada, Polícia Penal da Paraíba participa da Operação Connection.jpg

A Polícia Penal da Paraíba participou da “Operação Connection” deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO/PB), nesta quinta-feira (23), em João Pessoa/PB.

Na operação de hoje, a Polícia Penal mobilizou cerca de 29 servidores pertencentes à Força Tática Penitenciária (FTPEN), Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC), Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária (GISOP) e à Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), além de servidores de duas unidades penais, para dar cumprimento a 03 mandados de prisão e 02 de busca e apreensão.

A ação une esforços no combate à criminalidade e na preservação da ordem pública, objetivando desarticular núcleo de facção criminosa responsável por tráfico de drogas e crimes correlatos. Ao todo, foram cumpridos 06 mandados de prisão preventiva e 08 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 2ª Vara de Garantias da Capital/PB. As medidas estão sendo executadas em residências e estabelecimentos ligados aos investigados, em bairros da capital paraibana, além das cidades de Feira de Santana/BA, Parnamirim/RN e Natal/RN.

A Seap-PB ressalta a importância da integração das forças de segurança para um combate efetivo às organizações criminosas, destacando a relevante atuação da FICCO-PB que, a cada operação, desarticula facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios e fortalece a integração entre polícias e justiça.

A FICCO/PB é integrada pela Polícia Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Penal, Polícia Civil, Polícia Militar, SENAPPEN, SESDS, SEAP-PB.

As investigações apuram os crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e delitos conexos, cujas penas máximas podem ultrapassar 25 anos de prisão. O nome da operação, “Connection”, faz alusão às conexões identificadas entre integrantes da facção que, mesmo custodiados no sistema prisional, mantinham articulação direta com comparsas em liberdade para a continuidade das atividades criminosas.
_______
Ascom-Seap/PB com Força Tática Penitenciária (FTPEN)