Notícias
Gestores conhecem estrutura da Policlínica Integrada de Segurança Pública, que terá investimento anual de R$ 15 milhões

Na manhã desta terça-feira (29), gestores da segurança pública participaram de uma reunião técnica na sede da Policlínica Integrada de Segurança Pública (Poinsp), localizada na Rua Borja Peregrino, no bairro da Torre, em João Pessoa. O encontro teve como objetivo apresentar os detalhes estruturais e operacionais da Poinsp e alinhar as ações finais para a inauguração da unidade, prevista para acontecer neste semestre.
A Policlínica Integrada de Segurança Pública é uma iniciativa estratégica do Governo da Paraíba voltada à promoção da saúde física e mental dos profissionais que atuam nas forças de segurança do estado. O equipamento público criado pela Lei 12.640/2023 representa um novo modelo de atenção à saúde, com foco na valorização dos profissionais de segurança pública e na integração entre tecnologia, estrutura moderna e atendimento humanizado.
Durante o encontro, o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, destacou a importância da Poinsp como parte do compromisso da gestão estadual com a valorização dos profissionais da segurança pública. “Essa entrega representa um dos maiores avanços para a segurança pública da Paraíba. Cuidar dos nossos servidores tem sido uma prioridade do Governo do Estado, seja por meio de melhorias na legislação, de valorização salarial ou de ações concretas como essa. Com a criação de um espaço exclusivo para o cuidado com a saúde dos profissionais de segurança e de seus dependentes, damos um passo importante para oferecer uma assistência mais qualificada. Tenho certeza de que nossos profissionais se sentirão ainda mais valorizados e acolhidos pelo Estado ao qual dedicam diariamente seu trabalho em favor da população paraibana ”, afirmou o secretário.
Com um investimento anual superior a R$ 15 milhões, a Poinsp vai contar com atendimento em diversos turnos e especialidades médicas. A estrutura abrangerá serviços em Cardiologia, Endocrinologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Medicina do Trabalho, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Pneumologia, Psiquiatria, entre outras áreas da saúde.
O diretor-geral da Poinsp, tenente-coronel Jales Menezes, conduziu a apresentação técnica, detalhando as legislações aplicadas, normativas de funcionamento e as inovações tecnológicas incorporadas à unidade. Entre os diferenciais, estão os sistemas de agendamento eletrônico, prontuário digital e acompanhamento contínuo das condições de saúde dos usuários.
“A Policlínica é resultado de um projeto pensado a longo prazo e construído com base em sustentabilidade financeira e nas diretrizes da legislação federal (Lei 13.675/2018), que estabelece a Política Nacional de Segurança Pública e o Programa Provida. Ela vai além de um centro de atendimento e foi idealizada como um espaço de gestão integrada da saúde dos profissionais de segurança, com foco na qualidade de vida, valorização e uso estratégico dos dados. Esse sistema digital que estamos implantando permitirá o cruzamento de informações entre instituições, oferecendo uma plataforma única e inteligente para tomada de decisão. Estamos muito perto de iniciar uma entrega que representa um marco para a segurança pública da Paraíba”, explicou.
Além do secretário Jean Nunes, estiveram presentes na reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo; o secretário de Administração Penitenciária, João Alves; o delegado-geral de Polícia Civil, André Rabelo, o superintendente do Detran, Isaías Gualberto; representantes da Casa Militar; além de integrantes da Secretaria de Saúde e da PB Saúde, reforçando o caráter interinstitucional do projeto.
Funcionamento - A Policlínica funcionará de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O agendamento para os atendimentos poderá ser feito diretamente pelo aplicativo, acessado por servidores e seus dependentes devidamente cadastrados. Além da assistência presencial, a unidade também dará suporte ao programa Escuta SUSP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que oferece atendimento psicológico on-line para os profissionais da área.