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Projetos sobre empreendedorismo, sustentabilidade e educação financeira da ECIT João Pereira Gomes é destaque nacional no site CER Histórias do Sebrae
Foto: Delmer Rodrigues
Os projetos desenvolvidos na ECIT João Pereira Gomes Filho, localizado no bairro de Mangabeira em João Pessoa, foram divulgados no site do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER). A página tem o intuito de produzir e compartilhar conhecimento, elaborar estudos, pesquisas e ferramentas com o foco no desenvolvimento e fomento da Educação Empreendedora.
As iniciativas são focadas nos cursos técnicos de Vendas e Gastronomia promovidos pela escola técnica estadual e foram coordenadas pelo professor Manoel Messias formado em Relações Públicas, especialista em Marketing Digital e Docência Profissional Técnica.
O docente também tem experiência em protagonismo estudantil e metodologias ativas e sustentáveis, e utilizou disso para desenvolver sete projetos junto aos estudantes. São eles: Criação de uma empresa Pedagógica, No trânsito somos todos condutores, Desfile Sustentável Fashion ODS 2024, Olimpíada de empreendedorismo, Cidadania Digital- Fake Tô fora, Meu Imposto Rende Nosso compromisso e o E se eu fosse Eleito, o que eu faria.
Participaram estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Técnico da ECIT e os projetos tiveram como vertente o Protagonismo Estudantil profissional, Protagonismo social, Protagonismo Ambiental, Protagonismo empreendedor, e Protagonismo cidadão.
“Esses sete projetos envolvem maior número de alunos onde o protagonismo estudante profissional é mais evidente. Eles são desenvolvidos dentro das disciplinas com o intuito de motivar os próprios alunos a terem paixão pelo protagonismo, pela escola integral técnica. Para isso trabalhamos as habilidades de cada estudante, orientamos e incentivamos eles a pesquisarem sobre cada tema de forma mais didática”, explicou o professor Manoel Messias.
Um dos projetos que foi bastante difundido na escola e também fora dela foi o ‘Meu Imposto Rende Nosso Compromisso’. Nessa prática foram envolvidas duas turmas, dentro da disciplina Educação Tecnológica e Midiática. Por meio da ferramenta 5W2H foi seguida uma checklist de atividades pedagógicas, perpassando por uma perspectiva didática e ações públicas visando a correta informação e combatendo a sonegação.
A pesquisa incentivou a compreensão e aceitação dos estudantes que entenderam a função social do imposto. Contribui ainda para a Agenda 2030, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4. Educação de Qualidade e ODS 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Compromisso de todo cidadão em fazer a sua contribuição, declarando seus bens e mostrando sua dignidade.
Messias ressaltou a importância do reconhecimento no âmbito nacional dos seus projetos criados juntos com os estudantes.
“Quando é espalhado pelo Brasil a forma que fazemos nossos projetos também anima nossos estudantes e amplia nosso trabalho no protagonismo estudantil e a educação técnica integral. Eu recebi mensagens de pessoas da área da Educação, mas que nunca me conheceram presencialmente, dizendo: “que legal a sua ação, a gente sempre tá postando como é interessante, como é que funciona aí na Paraíba”. Mostramos assim, que a escola pública tem ensino de qualidade. Às vezes os projetos saem de uma discussão em sala de aula, de uma conversa no corredor com um aluno”, concluiu o professor.