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Professores intercambistas do Conexão Mundo apresentam resultados de projetos desenvolvidos nas escolas

publicado: 24/07/2025 20h03, última modificação: 24/07/2025 20h03
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Foto: Delmer Rodrigues
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A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está promovendo de 23 a 25 de julho o Seminário Final do Conexão Mundo Professores. O encontro que acontece na ETE de Artes, em João Pessoa, tem como intuito apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos e aplicados nas escolas após os professores passarem por formações online e um período de imersão na Universidade de Mondragón, na Espanha.

Ao todo, 50 professores fizeram o intercâmbio profissional. Nas apresentações desta semana, cerca de 20 destes professores trocaram suas experiências de aplicação dos projetos nas escolas e também foram assistidos pelos professores e mentores dos projetos da Universidade de Mondragón, Xabier Arregui e Iker Azkue.

Para o coordenador geral do Conexão Mundo Professores, Erickle Lucena, o momento foi de ouvir, contemplar e trocar experiências e conhecimentos. “Podemos destacar dois aspectos, o primeiro é a capacidade dos nossos professores de trabalhar integrado para executar projetos em conjunto na Paraíba e a capacidade dos nossos professores de executar metodologias inovadoras que foram aprendidas em outros países, em outros contextos e trazidas para nosso estado”, detalhou.

Projetos como o do professor de Matemática, Gleidson Guimarães, que trabalha a sigla DCS - Desafiar, Cooperar e Solucionar, na linha da área de Educação Financeira. Junto com os estudantes foram criados grupos cooperativos de educação financeira para que eles desempenhassem papéis como se fossem consultores de economia, cada um especializado em uma área. Foram trabalhados orçamento doméstico, planilhas de custos, investimentos, alimentação saudável e sustentável e também para entender quais as melhores promoções no mercado.

"Para mim foi uma experiência incrível, pois eu estava desenvolvendo um intercâmbio de língua espanhola e ao mesmo tempo eu fui aprender sobre educação cooperativa. O Conexão Mundo de Inovação Pedagógica, a gente estudou educação cooperativa no País Basco, que é referência mundial. Na Universidade de Mondragon eles são especialistas nisso, em desenvolver projetos em educação cooperativa e colaborativa. Como sou professor de matemática e os estudantes sempre perguntam, por que estudar matemática, eu direcionei para a educação financeira", explicou o professor.

O professor da Universidade de Mondragon, Iker Azkue, frisou que receber projetos dos professores que estão atuando em sala de aula das escolas é muito importante, pois eles conseguem identificar as necessidades da comunidade e dos estudantes. Criar projetos inovadores no sentido de renovar ou fazer diferente vendo as necessidades nessas comunidades e nestas realidades educativas.

“Esse é nosso marco, porque acreditamos que não só o conhecimento, a construção do conhecimento, o desenvolvimento da pessoa, das habilidades passam por processos individuais, evidentemente, mas eles são mais ricos quando a gente trabalha junto, quando a gente coopera e aponta também a propostas e metodologias que são cooperativas. Então apontamos para os objetivos, a gente desenha um percurso pedagógico, que vamos trabalhando sobre ele, colhendo dados ao longo desse processo que vão nos informar sobre como está o desempenhando o que tínhamos definido como objetivo. Isso vai nos permitir também poder fazer ajustes ao longo do projeto. É flexível que dialoga com a realidade e exige do professor também estar atento ao que está acontecendo", detalhou, Azkue.