Notícias
Primeiro polo: Educação conclui Formação Inicial de Diretores Escolares das 1ª, 2ª, 14ª e 16ª GREs
Diretores escolares da rede estadual de Educação da Paraíba participaram, nestas quinta (23) e sexta-feira (24), da Formação Inicial de Diretores Escolares, promovida pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), na ECIT Dom Marcelo Pinto Cavalheira, em Guarabira. O evento reuniu cerca de 280 participantes, entre diretores e equipe técnica, com o objetivo de capacitá-los para os desafios do ano letivo de 2025. A iniciativa é organizada pela Gerência de Formação e Desenvolvimento de Professores (GEFDP), em parceria com as demais gerências pedagógicas da Secretaria.
A formação teve como um dos momentos principais a apresentação do Marco de Gestão Escolar da Paraíba, documento que irá orientar as ações das escolas em 2025. Elaborado de forma colaborativa, o documento reflete as diretrizes educacionais da Secretaria e busca alinhar as práticas de gestão com os objetivos estratégicos da rede estadual. Segundo a gerente executiva Tatiany Andrade, o diretor escolar desempenha um papel essencial na construção de uma educação inclusiva e de qualidade, mobilizando equipes e criando condições para o aprendizado, por isso esse momento no início do ano é tão importante.
A programação do evento contou com uma série de atividades planejadas para fortalecer a gestão escolar. No primeiro dia, os participantes foram recepcionados com um momento de acolhimento, seguido pela abertura oficial com a presença dos secretários e lideranças educacionais. Após a plenária inicial, houve a divisão em grupos para aprofundamento dos temas em quatro blocos: Liderança para a Equidade e Marco de Gestão Escolar; Gestão Pedagógica; Gestão de Processos e Recursos; e Gestão da Comunidade e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Neste segundo dia, o protagonismo estudantil foi um dos temas centrais, com atividades conduzidas pela Gerência Executiva de Protagonismo Estudantil (GEDPE). Além disso, a Gerência Executiva de Desenvolvimento da Rede de Aprendizagem (GEDRA) apresentou as metas escolares para 2025, com ênfase nas avaliações internas e externas. O encerramento aconteceu com a reafirmação do compromisso dos diretores em conduzir as escolas alinhadas às políticas educacionais.
O Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim, destacou a importância de uma gestão integrada com a formação contínua. "Se uma boa formação e uma boa gestão não andarem juntas, não teremos o resultado final que é a aprendizagem do aluno e o sucesso da escola. A Secretaria planeja e formula, mas é na ponta, no chão da escola, onde tudo acontece. Daí a importância fundamental de formar os diretores para que estejam alinhados com as diretrizes traçadas pela Secretaria, garantindo uma educação de qualidade”, afirmou.
Para a diretora Valdelite Azevedo, da Escola Estadual Isabel Maria das Neves, em João Pessoa, a formação é uma oportunidade única de crescimento e alinhamento. "A formação em Guarabira foi de grande importância, pois apresentou as diversas dimensões da gestão escolar, como pedagógica, financeira e de processos. Esse planejamento é essencial, pois não se trata apenas do lançamento do Marco de Gestão, mas de um trabalho contínuo durante todo o ano letivo. As capacitações serão mensais e abordarão aspectos fundamentais para a atuação dos gestores, como liderança, equidade e estratégias para engajar professores, alunos e famílias. Para os gestores iniciantes, essa formação é ainda mais significativa. Com 12 anos de experiência à frente da Escola Isabel Maria das Neves, posso afirmar que amo o que faço e acredito que essa capacitação será um diferencial para todos", afirmou.
Ao longo da programação, os diretores foram incentivados a compartilhar boas práticas e desenvolver estratégias para aprimorar a gestão escolar. O objetivo foi garantir que cada escola estadual esteja preparada para enfrentar os desafios do novo ano letivo, promovendo uma educação mais inclusiva, inovadora e de excelência. “Com a finalização da formação, os diretores retornam às suas escolas com novas perspectivas e orientações para conduzir a gestão de forma eficiente e alinhada às metas educacionais estabelecidas para 2025”, finaliza Tatiany Andrade.
Os diretores das escolas das demais GREs, divididas por seus polos de abrangência, receberão a formação nos dias 28 e 29, em Patos, e nos dias 30 e 31, em Campina Grande.