Notícias

Estudantes da EEEFM Carlota Barreira são medalhistas da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

publicado: 03/11/2025 17h35, última modificação: 03/11/2025 17h35
WhatsApp Image 2025-11-03 at 17.04.31.jpeg

Sete estudantes da EEEFM Carlota Barreira, do município de Areia, no Agreste paraibano, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF). O resultado final foi divulgado nesta quinta-feira (30) no site da organizadora. A Olimpíada é realizada em parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, com apoio do MEC.

A iniciativa, que é promovida anualmente para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, tem o intuito de promover o conhecimento financeiro entre os alunos. Entre os objetivos estão: Proporcionar conhecimentos sobre finanças pessoais, investimentos e economia; Estimular o interesse pela gestão financeira por meio de competições e atividades práticas; e Preparar jovens para decisões financeiras responsáveis, criando uma geração consciente.

Os estudantes que garantiram medalha de ouro foram: Igor Cauã de Melo Souza, Júlio César da Silva Costa e Vitor Júnior Alves da Silva. A medalha de prata ficou com os estudantes: Amós Santana Garcia, Arthur Ziardy Silva Lopes e Jonatas dos Santos Belarmino. O bronze foi para o aluno Pedro Henrique Medeiros do Nascimento.

Todos estão na 2ª série do Ensino Médio e tiveram a orientação dos professores da disciplina de Matemática, Josenildo da Cunha Lima e Valderi Candido da Costa. Os resultados da olimpíada são reflexo do projeto idealizado pelos professores “Unidos pela Educação Financeira: um legado para o futuro”. O trabalho foi um dos vencedores do Prêmio Mestres da Educação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB).

“Dentro do projeto desenvolvemos diversas atividade sobre o tema com os estudantes como simulados, debates, resoluções de questões e vídeos preparatórios para essas olimpíadas. No ano passado conseguimos ganhar medalhas de prata, bronze e um certificado de Honra ao Mérito, já esse ano conseguimos evoluir para o ouro”, comentou o Josenildo Lima.

Uma outra atividade que está sendo implementada na escola pelos professores é o Projeto de Treinamento Olímpico. Os docentes querem preparar os alunos para participarem de diversas olimpíadas ao longo do ano letivo.

“Nós vemos a empolgação deles. Nosso projeto era em prol das Olimpíadas, não só a OLITEF, mas a OBMEP também. Tivemos essas conquistas na OLITEF, que servem como incentivo para continuarmos. Além disso, servem para motivar outros alunos a participarem nos anos seguintes. Como é um projeto que está iniciando, os alunos ainda estão se acostumando com as dinâmicas das atividades e ficam inseguros de como participar das olimpíadas. Mas ano que vem, se sentirão mais motivados e preparados para participarem”, frisou o professor Valderi Costa.