Notícias

Estudantes da ECIT de Solânea conquistam medalhas de prata e bronze na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

publicado: 06/01/2025 15h25, última modificação: 06/01/2025 15h25
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2025-01-06 at 12.37.43.jpeg
WhatsApp Image 2025-01-06 at 13.16.01.jpeg
WhatsApp Image 2025-01-06 at 13.18.38.jpeg

Duas estudantes da ECIT Alfredo Pessoa de Lima, localizada no município de Solânea, no Agreste paraibano, conquistaram medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Nicolly Walentina Vitorino Barbosa, do 9° Ano, garantiu a prata, e Jamily Késsia da Silva Santos, também do 9° ano, ficou com o bronze. A iniciativa tem como intuito fortalecer a formação de professores para a exploração das habilidades da BNCC relacionadas a energia elétrica e temas afins, além de estimular os alunos quanto ao uso seguro e eficiente.

As alunas participaram de duas fases, na primeira resolveram três questões e três desafios. Ao completar as questões e desafios passaram automaticamente para a 2° fase, que foi a resolução de 15 questões sobre o conteúdo do programa.

Entre os assuntos abordados durante a Olimpíada estão o consumo consciente e eficiência energética nas diversas classes de consumo; cálculo do consumo de aparelhos elétricos; certificação de eficiência energética: selo procel e ences; arquitetura bioclimática e eficiência energética; leitura da fatura de energia; a eficiência energética e a preservação do meio ambiente; eficiência energética: um compromisso nacional; eficiência energética: da geração à distribuição de energia e a segurança no uso da energia elétrica.

Esse conteúdo também foi ministrado para os professores inscritos na ONEE, durante um curso de formação promovido de forma remota, que também é um dos pré-requisitos de preparação para as Olimpíadas.

“A formação aconteceu entre de julho a outubro de 2024. A aulas foram distribuídas em módulos abordando processos de ensino-aprendizagem para despertar habilidades de intervenção na realidade dos alunos, com proposta de aulas gamificadas, práticas experimentais e exercícios com a temática do consumo consciente das fontes de energia. Aproveitei a disciplina de práticas experimentais para trabalhar esses conteúdos”, comentou o professor da disciplina de Física, Rafael Leal da Silva.

ONEE
A Olimpíada leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. A ONEE é voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

A iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto ABRADEE da Energia e com a participação das concessionárias distribuidoras de energia que operam nos 27 estados e no Distrito Federal.