Notícias

Estudante da rede estadual representa a Paraíba em concurso nacional de redação

publicado: 09/12/2025 10h45, última modificação: 09/12/2025 10h45
WhatsApp Image 2025-12-05 at 10.38.10.jpeg

O estudante Yure da Silva, da ECIT Francisco de Sá Cavalcante, localizada no município de Paulista (13ª GRE) foi o único representante paraibano selecionado no Concurso de Redação do Instituto Chamex, iniciativa que incentiva a leitura, a produção textual e o protagonismo dos jovens de escolas públicas em todo o país.

A Paraíba também se destacou pela expressiva participação no concurso: sete escolas da rede estadual figuram entre as 20 instituições com maior número de inscritos e também entre as três escolas que mais enviaram redações em todo o Brasil, uma é paraibana, a EEEFM Arruda Câmara, em Pombal.

Segundo a professora Mariana Soares, responsável pela preparação dos estudantes, o trabalho contínuo com temáticas semanais, rodas de conversa e debates sobre repertório contribuiu diretamente para o desempenho de Yure. “Fiquei muito feliz com o resultado. Para mim, enquanto professora, é muito gratificante ver ele se destacando. Acredito muito no poder transformador da educação, assim como transformou a minha vida”, destacou.

O estudante ressaltou o papel da escola e da Secretaria de Educação em sua trajetória. “Ficar em primeiro lugar na Paraíba foi uma conquista que me deixou muito feliz, mas eu não cheguei até aqui sozinho. Sou muito grato à minha professora Mariana Soares e a todos que fazem a ECIT Francisco de Sá Cavalcante. Cada incentivo e cada oportunidade fizeram a diferença no meu caminho. Esse prêmio é meu, mas também é de todos que trabalham para que a educação chegue de verdade às nossas vidas”, afirmou o estudante.

Yure será contemplado com um vale-compra de R$ 500,00 para aquisição de livros, além de um plano de videoaulas e correções de textos da plataforma Redação Online, benefício concedido a todos os vencedores estaduais. Já a escola receberá 10 caixas de papel A4 da marca Chamex e um vale-compra de R$ 5.000,00 para a aquisição de livros.