Notícias
Educação promove IV Ciclo Formativo do Programa Alfabetiza+ Paraíba
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios, realizou nestas terça (10) e quarta-feira (11), em Campina Grande, o IV Ciclo Formativo de Gestão 2025. O encontro integra as ações do Programa Alfabetiza+ Paraíba e tem como objetivo fortalecer a atuação estratégica na gestão pedagógica nas escolas da rede.
O evento reuniu cerca de 80 gestores, articuladores municipais, estaduais e regionais das 16 Gerências Regionais de Educação, promovendo debates sobre inovação e continuidade de práticas pedagógicas eficazes no processo de alfabetização, com ênfase em uma abordagem inclusiva, antirracista e socialmente referenciada no território.
Durante os dois dias de atividades, foram trabalhados temas como Planejamento Estratégico da Gestão Escolar; Gestão de Conflitos e Práticas Inclusivas na Alfabetização; Ações de Cooperação Institucional; Práticas de Gestão e Pedagogia para uma Alfabetização Equitativa e Antirracista; e a Rotina Semanal do Gestor Escolar.
O Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, reforçou a relevância da iniciativa. “São dois dias intensos, mas muito bem planejados. Queremos potencializar o trabalho das escolas, apoiar os profissionais e garantir que nossas crianças sejam atendidas de forma humanizada e inclusiva. A Paraíba já está entre os 10 estados com melhores índices de alfabetização na idade certa, mas sabemos que podemos avançar ainda mais”, afirmou.
De acordo com Julyana Gentle, gerente executiva de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem, o encontro marcou um momento de integração e aprofundamento. “Estamos trabalhando temas voltados para a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, além de estratégias de gestão ligadas às avaliações externas, como o Saeb e o Siave. Discutimos oralidade, leitura, letramento racial, práticas de leitura e jogos matemáticos, tudo com foco na melhoria das habilidades básicas que são essenciais para os estudantes”, destacou.
A formação contempla um processo de cascateamento formativo, garantindo que as discussões e práticas cheguem a todos os 223 municípios da Paraíba.