Notícias
Educação da Paraíba segue com formação para gestores sobre o PDDE
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio da Gerência Executiva de Acompanhamento aos Sistemas de Ensino da Educação Básica e aos Programas e Projetos Educacionais (GEPPE), em parceria com o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Nordeste (Cecampe Nordeste), segue promovendo a formação “PDDE e Ações Integradas: regularizando pendências e fortalecendo a gestão”. A ação que já contemplou as equipes das escolas indígenas da 14ª GRE, aconteceu nesta quinta-feira (24), em João Pessoa, para gestores e equipes técnicas das escolas das 1ª, 12ª, 14ª e 16ª Gerências Regionais de Educação (GREs).
A iniciativa consiste em colaborar com diretores escolares na organização para obter os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), orientar o uso adequado desses valores e a prestação de conta correta, e contou com uma discussão que trata sobre a gestão do PDDE, os aspectos necessários que levam ao recebimento dos recursos. Além de como executar os recursos financeiros e o principal que é a prestação de contas dos valores recebidos. Essas atividades contribuem para que as escolas recebam os recursos necessários para garantir o funcionamento diário da unidade escolar.
“Identificamos a necessidade de formação, de capacitação das equipes para atendermos as escolas e que os gestores saibam executar o recurso do PDDE de forma efetiva, fazer a prestação de contas, e com isso, fortaleça a gestão. Então, o Cecampe dá uma formação teórica e as nossas equipes dão uma formação prática para que eles saibam aplicar o conhecimento garantindo que a escola tenha uma boa gestão e que seja saudável, inclusive com a participação da comunidade”, frisou a secretária executiva de Administração de Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto.
De acordo com a gerente executiva da GEPPE, Vanuza Cavalcanti, com essa formação e o acompanhamento das escolas será possível garantir o funcionamento da unidade de ensino desde a garantia do recurso, os gastos prioritários até a prestação de contas.
“A escola que cumpre com todas as etapas e regras que envolvem o PDDE, é uma escola que não vai ter problemas com merenda, com a organização de material escritório, ou seja, o funcionamento cotidiano que precisa de recursos financeiros, ele vai estar cumprido. O recebimento desses recursos depende muito do Censo escolar, que se respondido corretamente, o recurso virá direcionado à realidade de cada escola. Além disso, o Conselho Fiscal vai fiscalizar, monitorar as ações da gestão da escola para que realmente o recurso financeiro seja usado naquilo que foi planejado”, comentou.
O Cecampe é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que é coordenado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e está em regime de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação para qualificar a gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “O PDDE é um recurso descentralizado pelo Governo Federal já há 30 anos para cada escola, gerido por cada unidade executora. E o que é o nosso papel é contribuir tanto com a formação para que os gestores eles possam compreender o que é o programa, quais são suas finalidades e sobretudo como fazer o uso do recurso da melhor maneira para que a gente possa garantir o direito à educação, explicou, coordenadora geral da Cecampe Nordeste, Adriana Diniz.
Também estiveram presentes no evento a secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim; o superintendente da Controladoria Geral da União Regional Paraíba, Rodrigo Márcio Paiva; e a coordenadora-geral de Desenvolvimento e Melhoria da Escola/ FNDE, Fernanda Lucena.
A ação segue com sua agenda, e na próxima quarta-feira (30), acontecerá na cidade de Campina Grande para as equipes das 3ª e 15ª GREs.