Notícias

Educação da Paraíba realiza Formação de Recomposição das Aprendizagens para professores de Língua Portuguesa, Matemática e coordenadores pedagógicos

publicado: 08/04/2025 17h50, última modificação: 08/04/2025 18h04
1 | 4
Foto: Delmer Rodrigues
2 | 4
Foto: Delmer Rodrigues
3 | 4
Foto: Delmer Rodrigues
4 | 4
Foto: Delmer Rodrigues
WhatsApp Image 2025-04-08 at 170000.51.28.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-08 at 17.51.27.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-08 at 17.51.28.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-08 at 17000000.51.28.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba por meio das Gerências Executivas de Educação das Escolas Cidadãs Integrais e Cidadãs Técnicas (GEECI/GEECT) em parceira com Instituto Sonho Grande, realizou nesta sexta-feira (04), o encerramento da Formação de Recomposição das Aprendizagens. A iniciativa foi promovida para professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e coordenadores pedagógicos de todas as 16 Gerências Regionais de Ensino que atuam diretamente na Recomposição de Aprendizagem.

O objetivo da Formação é trabalhar ações para recompor as habilidades dos estudantes que foram perdidas com o tempo devido a pandemia da Covid-19 ou outro motivo. Na Paraíba, a ação faz parte da Matriz Curricular nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e tem um conjunto de estratégias para minimizar os impactos na aprendizagem.

Para atender essas demandas a Secretaria de Estado disponibiliza um núcleo de trabalho estadual e um núcleo regional com um articulador de Língua Portuguesa e Matemática em cada uma das Gerências Regionais, que trabalham diretamente com as suas escolas. Além disso, é promovido formação continuada e elaboração de um material didático.

"Realizamos ainda um diagnóstico, onde o estudante faz uma prova, uma avaliação inicial para entender como o indivíduo está e como estão suas habilidades, se ele aprendeu ou não todo aquele conteúdo. Nós entregamos o resultado da prova à escola e também um painel com o seu processo de defasagem, por estudante e por turma, então o professor consegue trabalhar de forma muito incisiva. Assim diminuímos essa desigualdade e trazemos equidade para as escolas", comentou a gerente da GEECI, Wennia Figueiredo.

Durante a Formação de Recomposição das Aprendizagens foi realizada em todas as 16 Gerências Regionais de Ensino, as professoras Aline Matheus e Silvia Abert que fazem parte do Instituto Sonho Grande ministraram o treinamento. A primeira palestra foi sobre a "Introdução e Conceitualização" que tratou sobre a apresentação do cenário educacional pós-pandemia, conceito de recomposição das aprendizagens e suas macro etapas.

Em outro momento foi tratado sobre a "Metodologias e Estratégias para Recomposição" que envolveu a exploração de metodologias variadas, adaptação de sequências didáticas e estratégias para engajamento e monitoramento da aprendizagem.

Na Formação também tiveram dinâmicas e oficinas para colocar todo o aprendizado na prática como: Mapas de Acompanhamento, Planilha de feedback, Rubricas de Avaliação, Painel de Acompanhamento, além avaliação inicial e simulados, Periódicos, O papel da Avaliação Diagnóstica e de rede para o planejamento das ações de recomposição e o Roteiro para Apropriação dos
Resultados.

“Nós recebemos um material diagnóstico e vimos anteriormente para conversar com os gestores da SEE-PB, para entender como é que estava esse processo da recomposição, para compreender mais sobre esse componente da recomposição. E a partir desse material que recebemos, dessa conversa montamos a formação. Há um grande trabalho e esforço da Paraíba e a Secretaria está buscando trabalhar com os seus professores que são que estão em contato direto com os estudantes para fazer essa Recomposição de Aprendizagem cada vez mais mais focada e abrangente”, destacou a Silvia Abert.