Notícias
Educação da Paraíba realiza 1º Ciclo de Recomposição das Aprendizagens com foco em gestão, leitura, escrita e matemática
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) promoveu, nesta quarta e quinta-feiras, dias 23 e 24 de julho, nas cidades de Patos e Sousa, o 1º Ciclo de Recomposição das Aprendizagens, com o tema “Recompor para Avançar: Fortalecendo Saberes e Garantindo o Direito de Aprender”. A iniciativa marca o início de uma série de encontros formativos voltados para gestores escolares e professores dos anos iniciais (3º ao 5º ano), com foco na superação das lacunas de aprendizagem identificadas a partir dos resultados do SIAVE e SAEB.
A ação integra a estratégia estadual de recomposição das aprendizagens e tem como eixo central o regime de colaboração entre estado e municípios. O ciclo formativo está estruturado em três frentes: gestão, Língua Portuguesa e Matemática. Os encontros abordam desde a construção de planos de ação estratégicos à análise de práticas docentes e uso de materiais estruturados, com dinâmicas práticas, leituras, oficinas e momentos de escuta ativa.
Durante a abertura institucional, o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, destacou a importância da escuta e do diálogo com os territórios para o avanço das políticas públicas de educação.
“Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo da Paraíba com uma educação pública de qualidade, construída de forma colaborativa. Estar presente nos territórios, dialogando com os gestores municipais, é fundamental para que possamos desenvolver políticas mais assertivas e promover o avanço das aprendizagens em todas as regiões do estado”, afirmou.
A formação conta com apoio técnico da FADEX e com a articulação da Rede Nacional da Alfabetização (Renalfa), além da participação de Gerências Regionais de Educação (GREs) e Secretarias Municipais. Para a gerente operacional de Fortalecimento da Gestão Municipal para o Desenvolvimento da Aprendizagem e articuladora estadual da Renalfa, Vera Freitas, o ciclo formativo representa um importante passo para a consolidação de uma cultura de recomposição sólida e efetiva nas escolas.
“O Ciclo de Recomposição das Aprendizagens é um movimento essencial para que possamos alinhar estratégias pedagógicas e fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios. Através da escuta qualificada e do compartilhamento de experiências, conseguimos construir caminhos mais eficientes para garantir que nenhuma criança fique para trás no seu processo de alfabetização”, ressaltou.
Presente no polo de Patos, Jesuíta Guedes, articuladora do município, ressaltou o quanto esse momento formativo tem fortalecido os vínculos entre os profissionais da rede estadual e municipal, criando um ambiente de troca e aprendizado mútuo.
“Participar de mais uma formação como essa é sempre enriquecedor, mas o que torna esse ciclo ainda mais especial é essa integração real entre Estado e municípios. Quando unimos forças, quem ganha são os estudantes, que passam a contar com ações mais alinhadas e efetivas na sala de aula”, destacou.
Além de Patos e Sousa, o ciclo seguirá nos dias 13 e 14 de agosto para os polos de João Pessoa e Campina Grande, respectivamente. Também está prevista uma formação on-line, no dia 6 de agosto, com o objetivo de ampliar o alcance da ação e integrar as diferentes regiões do estado na missão de garantir o direito de aprender a todas as crianças paraibanas.