Notícias

Educação da Paraíba promove II Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

publicado: 24/04/2025 18h36, última modificação: 24/04/2025 18h36
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
leandro_formacao_campina-8846.jpg
leandro_formacao_campina-8820.jpg
leandro_formacao_campina-8530.jpg
leandro_formacao_campina-8632.jpg
leandro_formacao_campina-8661.jpg
leandro_formacao_campina-8687.jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios, realizou nestas quarta e quinta-feira (23 e 24), em Campina Grande, o II Ciclo Formativo do Programa Alfabetiza Mais Paraíba. O evento reuniu cerca de 80 profissionais da educação das 16 Gerências Regionais de Educação, entre chefes de Núcleo de Coordenação, articuladores de formação, de gestão e da Undime, além de formadores regionais e equipes técnicas.

Esta segunda edição da formação tem por objetivo fortalecer a alfabetização na idade certa e abordou temas como avaliação formativa, monitoramento pedagógico, planejamento estratégico com base em dados educacionais e estratégias de letramento literário e matemático. A formação acontece de forma escalonada – o chamado “efeito cascata” – garantindo que os conteúdos cheguem aos 223 municípios paraibanos.

Segundo o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, a formação continuada é essencial para manter a Paraíba como referência nacional em alfabetização. “Recentemente, tivemos resultados positivos na avaliação de fluência leitora de 2024. Isso é reflexo direto da formação de qualidade e do empenho dos nossos educadores”, afirmou.

A gerente executiva Julyana Gentle, destacou que o plano formativo do ano é pensado estrategicamente, com foco nas principais demandas educacionais. “Neste ciclo, temos dado ênfase à preparação para as avaliações externas, como o SAEB e o SIAVE, alinhando metodologias e práticas pedagógicas às metas de aprendizagem de cada rede”, explicou.

Para o articulador de formação Onésio Alves de Oliveira, de Princesa Isabel, 11ª GRE, esse tipo de formação é muito importante na prática pedagógica e na gestão escolar. “O conteúdo das formações chega rapidamente ao professor, que o aplica diretamente com os alunos. Esse impacto imediato é essencial”, pontuou Onésio. A articuladora regional de gestão Isabel Fernandes, de Campina Grande, reforça a importância do evento e destaca o fortalecimento da atuação pedagógica da gestão. “O programa nos permite apoiar mais efetivamente o trabalho nas escolas e junto aos professores”, disse.

O ciclo formativo do programa Alfabetiza Mais Paraíba acontece quatro vezes ao longo do ano. Os próximos encontros estão previstos para o segundo semestre, mantendo o compromisso com uma educação pública cada vez mais equitativa e de excelência.