Notícias
Educação da paraíba promove formação “Municípios e Escolas Focalizados” para representantes de 30 cidades paraibanas
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios, realizou nesta terça-feira (08), o evento “Municípios e Escolas Focalizados: Um Compromisso com a Equidade” para prefeitos, secretários de educação, gestores, coordenadores, professores e equipes técnicas de 30 municípios paraibanos. O objetivo é fortalecer ainda mais o Pacto a Equidade na Alfabetização na Idade Certa e traçar estratégias de mobilização junto às escolas das redes municipal e estadual. Na oportunidade foi assinado um Termo de Compromisso de Equidade na Alfabetização.
“Falamos sobre o ICMS Educação, onde a Paraíba saiu de 10% para 18% sendo um dos maiores investimentos na alfabetização na idade certa. Também vamos tratar com prefeitos, secretários municipais e suas equipes técnicas, para que eles possam compreender que todo o investimento na educação é preponderante nas tomadas de decisões, inclusive nos resultados”, frisou o secretário executivo, Erivonaldo Alves.
Participaram do evento representantes dos municípios de: Caaporã, Picuí, Piancó, Serraria, Rio Tinto, Lucena Lagoa de Dentro, Uiraúna, Nova Floresta, Alhandra, Areia de Baraúnas, Serra Redonda, Sapé, Mulungu, Ibiara, Gurinhém, Belém, Marcação, Santa Rita, São José dos Ramos, Pirpirituba, Cuité de Mamanguape, Amparo, Cuitegi, Borborema, Juarez Távora, Olho D Água, Bayeux, Riachão do Bacamarte e Quixabá.
Dentro do encontro também foi tratado o Pacto do Alfabetiza Mais Paraíba, que traz em suas premissas formações de professores, material didático estruturado, inclusive simulados contextualizados com as cidades paraibanas. “Nós não podemos esquecer do Comitê Estratégico do Ciclo da Alfabetização na Idade Certa que é mais uma ferramenta para que possamos mobilizar e após esse evento e outros que iremos promover vamos dar continuidade nos próximos passos através de mentorias, juntando aqueles municípios que mais se destacaram na Paraíba apoiando aqueles estão em processo de avançar”, destacou o secretário.
O prefeito de Serraria, Enéias Cabôco, foi um dos participantes do evento e falou sobre a importância desse movimento de cooperação da SEE-PB e os municípios para melhorar a educação desde a base. “É de extrema importância para o nosso município de Serraria, pois temos o maior interesse em cuidar da nossa educação, atingir os índices necessários que são estabelecidos pelo Ministério da Educação e buscar o melhor para nossos estudantes que são o futuro do nosso país”, comentou.
Durante o evento também tiveram apresentações de práticas exitosas como a da 13ª Gerência Regional de Educação (GRE) que nos últimos três anos vem implementando um Comitê Regional de Crise e trabalhando estratégias de equidade.
“Estamos em parcerias com ações do Governo da Paraíba por meio da Secretaria da Educação e mobilizamos os municípios para apoiar um ao outro de forma consorciada, então quando há uma falha em um determinado sentido num município a gente vai lá e cobre essa vacância. Neste ano, estamos realizando uma avaliação regional e colocando em prática um aplicativo próprio para a captação da fala dos alunos, para avaliação de influência da leitura regional”, concluiu Jorge Miguel.