Notícias
Curso capacitação de Educação Antirracista para professores de Rede Pública Estadual é iniciado na Paraíba
O Governo da Paraíba por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), realizou nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções de João Pessoa, a abertura do primeiro Curso de Capacitação Educação Antirracista na Paraíba sob o tema Compromisso com o Respeito às Relações Étnio-Raciais. A iniciativa é uma das premissas do Selo Minha Escola é Antirracista. A cerimônia de abertura do curso contou com a presença de autoridades e 275 professores da rede pública estadual, das 16 Gerências Regionais de Educação. A formação terá uma carga horária de 180 horas dividida em quatro módulos, em formato EAD.
O intuito da ação é capacitar educadores para que reconheçam e atuem ativamente contra o racismo e as desigualdades raciais, estimular diálogos, reflexões e a promoção da diversidade no ambiente escolar. Além de envolver a comunidade na luta antirracista na construção de uma educação mais justa e equitativa.
“Acreditamos que uma educação verdadeiramente transformadora começa pelo reconhecimento das nossas diferenças e pela valorização da diversidade. Hoje, damos um passo firme nesse caminho com a abertura do curso de capacitação em Educação Antirracista, que não é apenas uma formação, mas um compromisso com uma escola mais justa, mais humana e mais inclusiva. Este curso é um marco dentro da iniciativa ‘Minha Escola é Antirracista’, e mostra que a Paraíba tem um projeto de educação com identidade, com coragem e com compromisso social.”, disse o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.
Entre os temas que serão abordados durante cada módulo da capacitação estão: Fundamentos Históricos e Filosóficos; Fundamentos Culturais; Fundamentos Jurídicos e Políticos; e Fundamentos Pedagógicos e Educacionais. A abertura contou com a palestra do Mestre em Desenvolvimento e Desigualdades Internacionais pela PUC-Minas, João Victor Martins Saraiva.
“É um passo importante para a educação do Estado da Paraíba, precisamos garantir para todos os estudantes e especialmente para os estudantes negros, uma acolhida nas nossas escolas. E é com capacitação que conseguimos garantir o respeito e trabalhar e combater o racismo na escola. Então estamos promovendo essa capacitação para os professores em parceria com a Espep, pois sem parceria nós não conseguimos dar esses passos tão necessários. Justamente esse tema dentro das nossas escolas. Então nós estamos realmente no caminho certo, no melhor ano da educação do estado da Paraíba", comentou Wleica Quirino, gerente executiva de Educação Especial, Diversidade, Inclusão, Direitos Humanos, Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais.
A professora Harlene Lima, da EEEM Nossa Senhora de Fátima, de Conceição, no Sertão paraibano, relatou a importância da capacitação para sua escola e comunidade.
"É muito gratificante porque é uma forma de conhecimento que a gente também vai transmitir levando essa cultura, esse desafio, essa luta dentro do ambiente escolar. Temos o dever de mostrar para os meus alunos essa nossa luta de combater esse racismo dentro da escola, principalmente no ambiente escolar, pois é dentro da escola que a gente leva pro dia a dia, pra vida do cidadão e para a sociedade. A cor não identifica ninguém, o que identifica é o conhecimento", disse.
A educação antirracista é um processo pedagógico que visa combater o racismo dentro e fora da escola, promovendo a igualdade racial e valorizando a história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros, para além do currículo da educação não racista. A legislação brasileira assegura essa prática por meio da Lei nº 10.639/03.
A iniciativa "Minha Escola é Antirracista", visa incentivar projetos escolares voltados para o letramento racial na comunidade escolar. Entre as premissas estão capacitação do professores e também a distribuição do Selo “Minha Escola é Antirracista” para escolas que atendem aos requisitos dos editais na promoção de projetos cuja temática promovam a equidade das relações étnico-raciais no ambiente Escolar.
A abertura do curso ainda teve a participação do secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim, o coordenador geral do Centro de Igualdade Racial João Balula, Marcos Nascimento, e de Raniery Dantas de Abrantes, professor de História.