Notícias

Cultura e arte

Governo do Estado celebra termo de fomento com a FURNE para apoio às ações do Museu de Arte Assis Chateaubriand

publicado: 15/10/2025 11h17, última modificação: 15/10/2025 11h17
Reunião de articulação no MAAC tratou da implantação do Sistema de Museus da Paraíba, formação técnica e intercâmbio de obras de arte
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
IMG_8031.jpg
IMG_8138.jpg
IMG_8174.jpg
IMG_8202.jpg
IMG_8097.jpg

O Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Cultura assinou na última segunda-feira (13), em Campina Grande, um termo de fomento no valor de R$240.000,00 com a Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FURNE). O objetivo é apoiar a manutenção, conservação e valorização do Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC).  

O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, se encontrou com a presidente da Furne, Fabiana de Almeida Araújo, no prédio do MAAC, em reunião de articulação que tratou sobre a implantação do Sistema de Museus da Paraíba, formação técnica nas áreas de conservação e restauro e intercâmbio de obras de arte entre museus, ações que devem ser implementadas a partir da assinatura do termo de fomento. 

Pedro Santos explicou que para a implantação do sistema, o Governo do Estado deve destinar os investimentos para os processos de formação e de articulação, que inclui mapeamento e catalogação dos museus da Paraíba para restauro e preservação de obras de arte.

Em relação ao intercâmbio de obras de arte entre os museus da Paraíba, Pedro Santos afirmou que a parceria é essencial para que as pessoas tenham acesso a história, arte e cultura. “É muito importante e bastante significativa essa rotatividade com as exposições temporárias. Temos interesse em fazer esse intercâmbio com as obras de arte, por meio de curadoria com o MAAC, que é o museu que nos cedeu as obras para a inauguração do Museu de História da Paraíba e já detém essa visão geral do acervo. Apesar da polêmica desnecessária, no final das contas jogou luz para um acervo belíssimo porque quem vai ao Museu de História da Paraíba e faz a visita guiada vai querendo ver um Portinari, isso é fato. O pessoal já vai direto tirar foto, fazer selfie ao lado da arte, nesse sentido foi uma mídia espontânea que rendeu muitas idas do povo paraibano ao museu”, afirmou.

Fabiana Araújo, presidente da Furne, falou sobre a implantação do Sistema de Museus da Paraíba e também sobre a importância dos cursos de formação técnica. “Aquele vídeo do deputado Tovar é pura ignorância. É papel nosso, também da educação pública e dos museus formar as pessoas, inclusive os políticos, para que eles não passem a vergonha que Tovar passou. Então para a implantação do plano museológico, podemos reunir os profissionais de várias regiões da Paraíba para elaborarmos o plano museológico e construirmos esse processo juntos. Por exemplo, abrir uma oficina de formação em Campina Grande, outra em Patos para abranger o pessoal do sertão, outra em Areia, para o pessoal brejo”, explicou.

Na oportunidade, Fabiana Araújo falou ainda sobre a necessidade de articulação conjunta com profissionais da Universidade Federal de Campina Grande que fazem parte da Rede Nacional de Identificação de Museus (ReNIM), rede criada no MAAC e com o chefe da divisão de Museologia Social do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) Átila Tolentino. “Temos profissionais que estão esperando por isso. A implantação das ações para o plano museológico conjunto vêm no sentido de orientar os profissionais e representantes de museus da Paraíba a como estruturar suas instituições, uma vez que a função social dos museus passa pelo plano museológico”, ressaltou.  

Por fim, foi pactuado que haverá uma reunião ainda no mês de outubro, no MAAC, em Campina Grande, com os representantes das instituições e os profissionais da área de museologia para iniciar o processo de planejamento para a execução de oficinas de formação técnica em conservação e laboratório de restauro.