Consecult ratifica uso de urnas eletrônicas para escolha dos novos membros

publicado: 30/08/2023 16h36, última modificação: 30/08/2023 16h36
IMG_8133.jpg

As eleições para renovação do Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult) serão realizadas no dia 15 de dezembro, com coleta de votos por urnas eletrônicas – as mesmas utilizadas nas eleições gerais do País. A adoção do novo formato foi ratificada durante a 4ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na manhã desta sexta-feira (25).

Na reunião também ficou definido que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) abrirá um período de 60 dias destinado ao cadastramento dos cidadãos que pretendem participar do processo eleitoral.

O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, explicou que o cadastro é necessário para determinar o universo eleitoral do pleito. Como serão 48 urnas presentes nas 12 Regionais de Cultura – e não a totalidade do eleitorado nos 223 municípios – a eleição dos membros do Consecult se baseia numa proporção confiável para o conceito de representatividade estadual que o Conselho deve ter.

O secretário também destacou que o uso de urnas eletrônicas torna o processo mais célere e confiável. No modelo anterior eram usadas urnas de papelão, com votos em cédulas de papel, que depois precisam ser contadas um a um.

No final de julho, Pedro Santos teve uma reunião com a desembargadora Fátima Bezerra Maranhão, presidente do TRE, quando solicitou urnas eletrônicas para as eleições do Consecult. Após o encontro, o secretário avalia que, dessa maneira, o pleito ganha transparência e alcance.

“Conseguimos assegurar mais transparência no processo eleitoral, porque torna o processo mais robusto. Nós vamos fazer uma experiência junto ao TRE, que entendeu também o papel do Conselho, entendeu que pode ser um parceiro nesse processo. A gente espera que, na medida em que a votação se torne eletrônica, haja mais pessoas participando”, disse o secretário.

Conferência de Cultura - Outro ponto de pauta foi a Conferência de Cultura, uma discussão que cumprirá etapas municipais e estaduais até chegar à plenária nacional.

Na Paraíba, a Conferência Estadual de Cultura será realizada de 16 a 18 de novembro, em Campina Grande. Lá se reunirão os delegados de todos os municípios e as propostas aprovadas em suas cidades.

Caberá ao colegiado estadual eleger os delegados e debater e votar as propostas que formarão o conteúdo paraibano a ser levado para a Conferência Nacional, que se realizará de 4 a 8 de março de 2024.

De acordo com a conselheira Érika Catarina (gerente de Articulação Cultural da Secult-PB), a Secretaria está montando uma cartilha sobre a Conferência de Cultura. O material será compartilhado com os municípios para auxiliá-los na montagem de suas Conferências.

Informes sobre a LPG – Antes de finalizar a reunião, o secretário Pedro Santos atualizou os conselheiros sobre os encaminhamentos da Lei Paulo Gustavo no âmbito da gestão estadual.

Ele disse que o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura defende a prorrogação de prazos de pagamento da Lei Paulo Gustavo, porque reconhece que muitos municípios ainda estão conhecendo o processo.

“A Paraíba também é favorável a essa prorrogação. Mas digo ao Conselho que a Secult não vai alterar o seu planejamento, porque o foco da gestão é encerrar tudo até 31 de dezembro”, assegurou Pedro Santos.

Ele revelou que os editais da LPG-PG estão prontos e devem ser lançados na primeira semana de setembro. Disse ainda que a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) fará a seleção de oficineiros e pareceristas. Também será feita uma seleção especial para reforçar a equipe da Secult nos trabalhos de execução da Lei.

Durante o período de inscrições dos projetos na Lei Paulo Gustavo, 22 escritórios vão ajudar os proponentes dando-lhes suporte. Cada escritório terá quatro pessoas (dois professores e dois estudantes) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Essas bases de suporte estão nas 22 cidades onde existem unidades do IFPB.