Notícias
Secties e UEPB ofertam cursos de licenciatura EaD para qualificar professores da rede pública
Ter um sonho adiado pode causar desgostos que não combinam com votos para o início de um ano novo. Contudo, há pessoas que enfrentam situações como a professora Ana Karla Mathias Porfírio de Sousa, com 53 anos, leciona há 28 nos anos iniciais da rede Municipal de São Bentinho. Vários contratempos a impediram de fazer uma faculdade até que enfim as portas se abriram com a oferta de cursos de graduação na modalidade de Ensino à Distância (EaD) desenhados por meio de um convênio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Até o fim do ano de 2024 haviam 819 matriculados em quatro cursos de graduação. Ana Karla é uma das estudantes.
De acordo com o secretário da Secties, Claudio Furtado, um levantamento feito junto à UEPB mostra que 20% dos professores das redes municipais ainda não têm formação licenciada. “Construímos um programa de cursos para formação em Licenciaturas à Distância (EAD) estabelecendo 11 polos em diferentes municípios no interior do estado, conjuntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, a Fapesq. Lançamos vagas dirigidas a professores de escolas municipais, estaduais, a funcionários da educação municipal e estadual”, informou o secretário.
Os cursos fazem parte do Programa de Formação de Profissionais da Educação, uma política pública do governo de João Azevêdo que investe na formação de recursos humanos qualificados. Com duração de quatro anos, as graduações ofertadas neste convênio são: História, Letras (Português e Espanhol), Filosofia e Pedagogia. Os estudantes têm aulas síncronas, que ocorrem em meio digital, em tempo real, aos sábados e devem ser assistidas no mesmo período, e aulas gravadas, as quais ficam à disposição pela internet. Prevendo a necessidade de uma assistência com proximidade física e a realização de provas, a Secties e a UEPB estabeleceram 11 polos onde essas questões são resolvidas presencialmente.
História, Letras (Português e Espanhol) e Filosofia ofertam turmas nos polos de Picuí e Piancó, enquanto o curso de Pedagogia é oferecido em Campina Grande (campus I), Guarabira (campus III), João Pessoa (campus V), Monteiro (campus VI), Itabaiana (polo Secties), Itaporanga (Polo UAB - Universidade Aberta do Brasil), Livramento (Polo UAB), Piancó e Picuí (ambos polos Secties), Pombal e São Bento (ambos polos UAB).
Os graduandos vêm de todas as regiões do Estado da Paraíba e não se restringem a residentes dos municípios mencionados. Atualmente, 625 estudam Pedagogia, 80 estão em Letras (Português e Espanhol), 71 em História e 43 em Filosofia, totalizando 819 matriculados no semestre de 2024.2.
O pró-reitor de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância da UEPB, dr. Edivan da Silva Nunes Júnior, considerou a autonomia dos estudantes na realização das atividades e no planejamento de horários e acrescentou: “Além disso, eles têm acesso para utilizar recursos e materiais modernos durante as aulas, contribuindo de forma significativa para a sua formação. Um dos pontos positivos na oferta dos cursos na modalidade a distância é a flexibilidade com que os estudantes conseguem fazer os cursos, pois permite que o aluno estude no seu próprio ritmo e adaptem as teorias e práticas de aprendizado as suas próprias agendas, eliminando até a necessidade de deslocamento, caso o curso fosse de forma presencial.”
Ana Karla de Sousa decidiu se matricular porque viu a oportunidade de fazer uma universidade conceituada, credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura, e por oferecer uma base sólida de aprendizado e vivências. “E principalmente por ser EaD. No início foi um pouco desafiador, pois não sabia como seriam ministradas as aulas e a dinâmica do material e das avaliações. São vivências desafiadoras e novas para mim. Eu tenho 53 anos de idade e Secties a UEPB abriram as portas para que eu pudesse ter o meu tão sonhado diploma, me redescobrir e saber que ainda sou capaz de render”.
Edivan da Silva Nunes Júnior reiterou o fato ao afirmar que a oportunidade vem “se tornando uma alternativa para vários estudantes que tinham o interesse em estudar, mas não conseguiam conciliar a vida pessoal com as atividades desenvolvidas na graduação”.
Ana Karla confidenciou ainda um agravante em sua família que exige muita dedicação: “Sou casada e temos três filhos: “Uma moça e dois rapazes. Um deles é autista, o que, para mim foi mais desafiador, trabalhar em outra cidade, administrar a casa, filhos e esposo, e ainda mais acompanhar o crescimento do filho autista, a quem tenho como presente de Deus.”
A professora entende a importância de fazer um curso de graduação: “Fará grande diferença em minha profissão, pois já sou professora há 28 anos, e tenho apenas o magistério. É a minha primeira graduação. Será um divisor de águas, pois vou me qualificar para o que escolhi ser: professora”.
DEPOIMENTOS
Paulo Célio Ramos Soares é professor da rede pública do Estado da Paraíba, está cursando Pedagogia na modalidade EaD pela Universidade Estadual da Paraíba. Para ele, o acesso ao conteúdo, aos materiais, às provas e especialmente aos professores, é completo. Em seu depoimento ele explica o funcionamento do processo:
“A gente tem o suporte da coordenadora, Soraya (Soraya Maria Barros de Almeida Brandão, coordenadora de Pedagogia), dos tutores de turma, temos acesso à plataforma onde fica os materiais e as atividades. Além de dar aulas aos sábados seguindo um cronograma, os professores também ficam à disposição na plataforma e geralmente eles dão retorno bem rápido a nossas angústias e nossas dúvidas. Temos também suporte pelo grupo de WhatsApp com nossa tutora ou os demais tutores que possam nos dar um feedback mais rápido, seja aula, seja tirar dúvida,eja para fazer uma ponte para falar com professores ou com a própria coordenação.”
“Esse tempo de estudo tem ampliado muito a minha visão enquanto professor, tem melhorado a minha rotina como professor; tem me feito refletir sobre currículo, avaliação, relação professor/aluno, sobre a psicologia. Eu estou tendo a oportunidade de rever essas disciplinas e eu indico aos colegas que essa parceria entre a UEPB e a Secretaria de Estado Secties está dando muito certo. Tem superado minhas expectativas”.
Em Aroeiras, na Região Metropolitana de Campina Grande, depois de iniciar o curso em Pedagogia, o professor da EMEF Josefa Heráclio, o professor de Língua Portuguesa Izaias Barbosa está como coordenador pedagógico: “Foi muito relevante essa oportunidade pois ampliei a minha oportunidade de trabalho. Antes eu trabalhava voltado ao ensino como professor e hoje desempenho a função de professor pedagogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como também já trabalho como coordenador pedagógico”.
Franciel dos Santos Nunes, professor de Gastronomia na Ecit Pastor João Pereira Gomes Filho em João Pessoa, comemora a possibilidade de conquistar o diploma em Pedagogia e melhorar sua atuação profissional: “Os professores são exímios em que fazem e a coordenação, além de muito eficiente e eficaz, é extremamente atenciosa às necessidades dos alunos, procurando sempre uma forma de nos ajudar a superar mais esse desafio em nossas vidas.
Parceria com a SECTIES e trajetória da UEPB em EaD
Segundo o Pró-reitor de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância da UEPB, Dr. Edivan da Silva Nunes Júnior, a demanda pelos cursos se deu ainda em 2022, a partir de uma solicitação do secretário Cláudio Furtado: “Em audiência com a reitoria solicitou a criação de turmas que atendessem a um público específico: professores e professoras da rede estadual de educação da Paraíba com interesse em uma nova formação ou outros agentes públicos da educação sem curso superior. O objetivo era formar um maior número de docentes para atender a demanda das escolas municipais e estaduais do Estado”.
A aula inaugural do Programa de Formação de Profissionais da Educação realizou-se em abril de 2023, no auditório de Psicologia da UEPB, em Campina Grande.
A UEPB tem uma trajetória na modalidade do ensino à distância. Conforme Edivan Júnior: “Em 2006 lançou o primeiro curso na modalidade a distância, após convênio firmado com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a implantação do Polo de Apoio Presencial no campus I (Campina Grande). Foram abertas 500 vagas para o curso de Bacharelado em Administração. Em 2007 foi aberta a primeira turma do curso de Licenciatura em Geografia. No ano de 2010 novas vagas foram para Geografia e Letras Português, ambas licenciaturas, e Bacharelado em Administração Pública. Os cursos ofertados fazem parte dos convênios firmados junto ao Governo Federal, através do Ministério da Educação, que visam contemplar o déficit de docentes na Educação Básica e agentes públicos aptos a exercerem suas funções em órgãos municipais, estaduais, federais ou terceiro setor”.
Atualmente a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferta os cursos EaD de licenciatura em Geografia, História, Letras Português Espanhol, Filosofia e Pedagogia. Além de Especialização em Gestão Pública.