Notícias
Paraíba amplia protagonismo na ciência com representantes eleitos na nova gestão da SBPC
A Paraíba ocupou posição de destaque nacional na nova gestão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior entidade científica da América Latina. Representantes de instituições vinculadas ao Governo da Paraíba, integrantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), foram eleitos para compor os principais cargos na Diretoria e na Secretaria Regional da entidade, fortalecendo a presença do estado nos espaços estratégicos de definição das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil. O resultado da eleição foi divulgado no dia 17 de junho de 2025, por meio do site oficial da SBPC.
A eleição teve um feito inédito: foi eleita a primeira mulher para assumir a presidência da entidade, além de ser a primeira pessoa do Nordeste, ampliando ainda mais o simbolismo e a representatividade dessa conquista.
Para o biênio 2025–2027, a presidência da SBPC será ocupada por Francilene Garcia, coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, estrutura vinculada à Secties, e professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para a Secretaria Regional da SBPC na Paraíba, foi eleito Cidoval Morais de Sousa, professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele trabalhará com a colaboração de Rubens Freire Ribeiro, eleito como secretário Regional Adjunto. Freire é docente da UFPB e atual secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secties.
A eleição representa um marco para a ciência paraibana, fortalecendo a articulação institucional do estado com a comunidade científica nacional e ampliando sua presença nas decisões estratégicas em políticas públicas de CT&I no Brasil.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, essa representatividade é efeito da dedicação de pessoas que em suas trajetórias intercederam a favor da construção de políticas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado da Paraíba e no Brasil.
“O fato de termos representantes da Paraíba eleitos para cargos de liderança na SBPC demonstra o reconhecimento da competência técnica e do compromisso com a ciência por parte dos nossos pesquisadores. Ou seja, é um reflexo da consolidação de um ecossistema científico fortalecido e articulado. Essa conquista coloca a Paraíba em uma posição protagonista para participar ativamente das discussões nacionais sobre ciência, tecnologia e inovação”, afirmou o secretário.
Francilene Garcia ressaltou o significado histórico da sua eleição. “Essa é a primeira vez que uma pessoa fora do eixo Sul-Sudeste assume a presidência da SBPC. Ser uma mulher nordestina, paraibana, representa um marco histórico que ultrapassa o individual e reconhece a força intelectual construída nos territórios do semiárido e nas universidades públicas do Nordeste. Para a Paraíba, significa ampliar seu protagonismo nas políticas de CT&I, fortalecer suas instituições e inspirar a juventude — especialmente meninas, jovens negros, indígenas e periféricos — a enxergarem na ciência um caminho de transformação social, destacou”.
O secretário executivo da Secties e novo secretário regional adjunto da SBPC, Rubens Freire Ribeiro, destacou que a eleição de Francilene Garcia reflete sua trajetória de articulação e compromisso com a ciência. “Essa conquista é resultado de um trabalho consistente, que também fortaleceu a composição da Secretaria Regional da SBPC na Paraíba, envolvendo instituições como UEPB, UFPB e UFCG. Rubens também adiantou que já há articulações em curso para que a Paraíba possa sediar, futuramente, uma edição da Reunião Anual da SBPC. “Estamos estimulando as universidades paraibanas a apresentarem proposta. Seria uma oportunidade estratégica para ampliar a presença da SBPC no estado e mobilizar ainda mais a sociedade em torno da ciência e da inovação.”
A posse da nova diretoria será realizada durante a 76ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá entre os dias 7 e 13 de julho de 2025, em Salvador (BA). O processo eleitoral contou com ampla participação de sócios da entidade em todo o país, reafirmando o papel da SBPC como espaço democrático e representativo para a defesa da ciência e da educação de qualidade no Brasil.
Entidade atua pelo avanço da C,T&I no Brasil
Fundada em 1948, a SBPC é uma das mais importantes instituições científicas do Brasil e da América Latina. Sua atuação envolve a promoção da ciência, o estímulo à educação de qualidade e a defesa da pesquisa como instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável e soberano do país.
Representa 161 sociedades científicas afiliadas e milhares de sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.
Tem assento permanente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo do Governo Federal para definição das políticas e ações prioritárias no campo da C&T. Possui representantes oficiais em mais de 20 conselhos e comissões governamentais.
Promove e realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência, especialmente a divulgação científica e popularização da ciência.