Notícias
Governo da Paraíba dá largada à construção do Complexo Científico do Sertão com obras e editais abertos

Um projeto científico audacioso iniciado na Paraíba está movimentando a região do Alto Sertão. O Governo do Estado está investindo na construção do “Complexo Científico do Sertão”, um conjunto de equipamentos na área de ciência e tecnologia que deverão promover uma rota de desenvolvimento científico, turístico e econômico regional. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) que conta com o apoio de instituições parceiras. Ordens de serviço já foram assinadas, há obras em andamento e editais para pesquisa científica abertos.
O secretário da Secties, Claudio Furtado, explica o projeto: “São quatro atrações científicas num trajeto que une quatro municípios em um propósito instigante: explorar o passado longínquo em busca de respostas sobre o início do universo e da vida. A história começa com indicações sobre a formação do universo através do grande radiotelescópio Bingo, que será usado em pesquisas básicas em astrofísica, na cidade de Aguiar”.
Perto de Aguiar está Carrapateira, o local ideal para abrigar a “Cidade da Astronomia”. Será um conjunto de equipamentos voltados para conhecer mais sobre astronomia através da observação dos astros, do letramento científico de visitantes e estudantes, da capacitação de professores.
Em seguida, está o Vale dos Dinossauros, em Sousa. Um território onde animais do período Cretáceo (há cerca de 140 milhões de anos) deixaram pegadas. É um vasto campo de estudos sobre a era dos dinossauros e sua extinção. E então, na cidade de Cajazeiras, o Museu de Arqueologia da Paraíba contará a história da ocupação humana no estado da Paraíba e no Nordeste, como um todo.
Projeto tem foco em ciência, turismo e desenvolvimento regional
“A ideia de compor uma rota científica foi inspirada durante uma viagem do governador João Azevêdo em missão à China. Não só naquele país, mas em diversos locais do mundo os temas científicos são agrupados para serem explorados conforme a tendência de cada lugar”, afirmou Claudio Furtado.
Além disso, artesãos, comerciantes, restaurantes e hotéis estão sendo qualificados para receber visitantes. “Na Paraíba a ciência e a tecnologia estarão associadas a uma política de desenvolvimento regional pautada em turismo, melhoria dos ecossistemas de artesanato, tudo isso focando no progresso do Alto Sertão”, completou o secretário.
Confira o andamento de cada projeto do Complexo Científico do Sertão:
Cidade da Astronomia - Em Carrapateira o visitante terá um encontro com a história do início universo, desde o Big Bang, suas fases de desenvolvimento, o surgimento das partículas, das estruturas. É como olhar para o passado até a formação do Sistema Solar e dos planetas, inclusive a Terra. Haverá um planetário de última geração com um projetor óptico para mostrar de forma fidedigna o céu e os astros e um conjunto de projetores que transmitem uma sensação de imersão às pessoas. Também será possível exibir em 180 graus, filmes de outras áreas como a biologia ou da geografia. Será um local propício para a formação de professores; haverá ampla área para exposição, um observatório externo com telescópios; um auditório para eventos e salas para formação científica e profissional, praça de alimentação e lojas de souvenir. A cidade da astronomia é o ponto de partida para os demais equipamentos, principalmente para o radiotelescópio Bingo, através de um ônibus que sairá de lá. Essa é a única rota disponível devido às limitações para chegar ao radiotelescópio.
“O governo do Estado já licitou e está em obra uma estrada que liga a Cidade da Astronomia ao radiotelescópio Bingo. A ordem de serviço de 24 milhões de reais para as obras já foi assinada pelo governador. Devemos ter mais de 50 milhões de reais investidos ao final da construção desse equipamento”, diz Claudio Furtado.
Radiotelescópio Bingo - Na Paraíba, o radiotelescópio Bingo estará olhando para um passado mais distante. É um equipamento dotado de dois grandes espelhos, fixados em uma estrutura metálica direcionado para um perímetro do universo no qual será possível distinguir fenômenos que aconteceram no início do universo para estudar a matéria e energia escura. Um grande projeto de ciência e tecnologia, em cooperação com a China e outros países. Neste momento aguarda a chegada da China da parte da estrutura metálica.
Monumento Natural Vale dos Dinossauros - As instalações que já existem em Sousa serão requalificadas em parceria com a Sudema. Será construído um novo museu. O governo estadual desapropriou novas áreas como a Serra do Letreiro, uma área muito importante do ponto de vista paleontológico e arqueológico, porque mistura uma área raríssima no mundo onde você tem pegadas e inscrições rupestres. E, neste momento, está aberto um edital para uma especialização em paleontologia pela UEPB. Um paleontólogo contratado coordenará os estudos.
Museu de Arqueologia da Paraíba - Será na cidade de Cajazeiras. Contará a história da ocupação humana no estado da Paraíba e no Nordeste. Com essa narrativa, esta obra fechará a rota do Complexo Científico do Sertão finalizando a imersão científica, cultural e de letramento científico.