Notícias

SES realiza reunião técnica para orientar equipes sobre uso de psicotrópicos no sistema prisional

publicado: 31/07/2025 20h03, última modificação: 31/07/2025 20h03
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
WhatsApp Image 2025-07-31 at 19.50.02.jpeg
WhatsApp Image 2025-07-31 at 12.03.55.jpeg
WhatsApp Image 2025-07-31 at 11.58.50.jpeg
WhatsApp Image 2025-07-31 at 12.03.55 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-07-31 at 19.56.36.jpeg
WhatsApp Image 2025-07-31 at 19.56.35.jpeg
WhatsApp Image 2025-07-31 at 19.56.35 (1).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (Geas), realizou, nesta quinta-feira (31), o encontro “Alinhamento e Estratégias para Saúde Mental e Prescrição de Medicamentos”, voltado para profissionais que atuam nas unidades prisionais do Estado. O evento aconteceu no Auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa, com o objetivo de discutir, junto à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), os fluxos de prescrição, controle, dispensação e uso racional de psicotrópicos, além de atualizar a execução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP) na Paraíba.

Participaram médicos, enfermeiros e psicólogos que integram as equipes de saúde das unidades prisionais, bem como gestores em saúde, diretores e agentes de penitenciárias e representantes de hospitais. Na ocasião, foram apresentados os principais avanços e desafios que envolvem a aplicabilidade da PNAISP no território estadual.

De acordo com a gerente Executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, o encontro reforça a importância da integração entre as equipes de saúde e o sistema prisional para garantir assistência qualificada e humanizada às pessoas privadas de liberdade na Paraíba. 

“Este encontro representa um passo importante na articulação entre saúde e sistema prisional, reafirmando nosso compromisso não só em oferecer condições de trabalho qualificadas para as equipes mas também para garantir que a atenção à saúde mental seja realizada de forma organizada, responsável e em sintonia com as diretrizes do SUS em todo o estado”, pontuou.

O evento contou, ainda, com a palestra “Psicotrópicos e Saúde Pública: Um Alerta de Emergência e Conscientização”, proferida pela farmacêutica e coordenadora de Educação Permanente da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), Juliana Carreiro, seguida  por uma mesa redonda, com troca de experiências e vivências no contexto prisional.

Para o policial penal e diretor da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Presídio do Róger), Edmilson Alves, encontros como este são essenciais para promover a interação e o alinhamento entre as diferentes categorias de profissionais que atuam no sistema prisional, garantindo que todos compreendam e estejam preparados para o acolhimento de pessoas com transtornos mentais em unidades prisionais comuns.

“O Estado, ao promover esse tipo de discussão e ao reunir profissionais experientes de diferentes áreas, contribui para oferecer diretrizes claras e fortalecer a atuação conjunta dentro das unidades prisionais nesse novo momento de desinstitucionalização da saúde mental”, disse.

O alinhamento de estratégias para a promoção da saúde mental e  prescrição de medicamentos evidencia o compromisso do Governo do Estado em aprimorar o cuidado em saúde mental no sistema prisional, promovendo não apenas a qualificação dos profissionais das áreas de saúde e segurança como também a garantia de um atendimento seguro e humanizado às pessoas privadas de liberdade.