Notícias
SES promove ação da campanha Setembro Amarelo para servidores da sede
Com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar emocional dos servidores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa, do Núcleo de Gestão do Trabalho e do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”, realizou, nesta quinta-feira (11), o evento em alusão ao Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio -, focado na saúde mental dos servidores, para reforçar a importância do apoio psicológico e a disponibilidade de serviços de saúde mental, tanto presenciais quanto online voltados para os servidores da secretaria. O evento aconteceu no auditório do Hemocentro, em João Pessoa.
O Projeto "Meu Trabalho Me Faz Bem" realiza atividades voltadas para a saúde mental dos servidores ao longo do ano, além das iniciativas em alusão ao Setembro Amarelo, a ações incluem atendimento clínico especializado em psicologia, que será ampliado, e atividades complementares com voluntários de outras unidades de saúde, a exemplo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que ofertam Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS). O projeto também realiza encaminhamentos entre a equipes, abordando questões emocionais que impactam na saúde mental, visando um tratamento interdisciplinar.
De acordo com a gerente administrativa da SES, Anna Gabriella de Brito, o Projeto "Meu Trabalho Me Faz Bem", é com grande respeito e propósito que este projeto dá início a esse evento em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida.
“Hoje estamos aqui reforçando nossos espaços de diálogo e aprendizado, algo que já é realizado diariamente pelos nossos profissionais para nossos servidores. E a mensagem que queremos enfatizar é que momentos como este nos inspirem a cuidar mais de nós mesmos e uns dos outros”, destacou.
Para a psicóloga do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”, Yara Azevedo, a realização do evento Setembro Amarelo é crucial para a SES no contexto da psicologia, pois visam aumentar a conscientização sobre a saúde emocional e o adoecimento mental, não apenas no mês de setembro, mas ao longo do ano.
“A psicologia é como uma ferramenta valiosa, funcionando como uma lanterna no escuro, ajudando as pessoas a enxergarem soluções para seus desafios emocionais e a melhorarem sua qualidade de vida. O sucesso do atendimento depende não apenas das recomendações do psicólogo, mas também da disposição dos servidores em acolher essas orientações”, lembrou.
O serviço de psicologia na SES atende tanto servidores com transtornos, quanto aqueles que buscam orientação em questões pessoais e relacionais, promovendo um trabalho ético, humano e colaborativo.