Notícias
Saúde promove capacitação e entrega tablets para fortalecer implantação da Transformação Digital na Paraíba
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB), por meio do Núcleo de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e da Gerência Executiva de Regulação e Avaliação da Assistência (Gerav), realizou, na última segunda-feira (21), uma capacitação voltada para apresentar às Gerências Regionais de Saúde (GRS) da Paraíba os avanços da Transformação Digital nos fluxos de trabalho com foco na digitalização, maior eficiência e qualificação dos processos. Na ocasião, foram entregues tablets para fortalecer a implantação da Transformação Digital em todo o estado, que servirão como instrumentos de suporte aos novos fluxos digitais junto ao TFD e à Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade (Cerac).
Durante a capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de compreender os benefícios da transformação digital, utilizar corretamente ferramentas digitais (sistemas de protocolo eletrônico, formulários padronizados e plataformas de acompanhamento de processos), além de interpretar e aplicar os critérios normativos vigentes, conforme o Manual Normativo do TFD e outras portarias relacionadas ao contexto da digitalização de fluxos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a iniciativa não apenas qualifica a assistência e otimiza os fluxos administrativos como também promove mais eficiência e transparência. “Apostar na transformação digital é reforçar nosso compromisso com a modernização da gestão pública e com a oferta de serviços mais rápidos, seguros e eficientes. É assim que fortalecemos o SUS e garantimos que cada paraibano tenha acesso a uma saúde de qualidade, com menos burocracia e mais inovação”, avaliou.
A coordenadora do TFD/Cerac, Luciene Ferreira Lima, destacou que um dos principais efeitos do processo de digitalização do TFD é a redução de burocracias e a celeridade nos processos. “Este momento representa um avanço importante para reduzir burocracias e garantir mais agilidade nos processos do TFD. Nosso objetivo é oferecer um serviço cada vez mais eficiente e humanizado para quem precisa de tratamento fora do domicílio”, pontuou.
Sobre o TFD - O Núcleo de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) configura-se como um instrumento legal do Sistema Único de Saúde (SUS), destinado a viabilizar o acesso de pacientes a tratamentos médicos não disponíveis em seu município de origem, quando esgotadas todas as possibilidades de atendimento local.
Por meio do TFD, é assegurada uma ajuda de custo ao paciente (e, em situações específicas, também ao acompanhante), para viabilizar o deslocamento até unidades de saúde referenciadas em outros municípios ou Estados da Federação, sempre mediante encaminhamento médico. O benefício é concedido quando há perspectiva de cura total ou parcial, limitado ao período estritamente necessário para o tratamento, observados os recursos orçamentários disponíveis e os critérios previamente definidos junto à Secretaria de Estado da Saúde.