Notícias

Saúde da Paraíba realiza oficina para implantar Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente

publicado: 08/04/2025 14h43, última modificação: 08/04/2025 14h44
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2025-04-07 at 16.07.50 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-04-07 at 16.07.50.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-07 at 16.07.49.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-07 at 16.07.44.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), realizou, nessa segunda-feira (7), no auditório do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, a abertura da oficina de implantação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp), com o objetivo de fortalecer a segurança do paciente na rede estadual. A agenda, que aconteceu até esta terça-feira (8), resultou na elaboração de um plano de ação, produzido de forma conjunta entre  gestores, técnicos e profissionais das mais diversas áreas da saúde. O documento seguirá para pactuação. 

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, a segurança do paciente é um aspecto fundamental no cuidado em saúde, pois envolve a proteção integral dos usuários. Segundo ele, a promoção de um ambiente seguro nas unidades de saúde não só melhora a qualidade dos serviços prestados, mas também aumenta a confiança da população nas instituições de saúde.

“Nós temos que pensar no paciente como o centro do nosso cuidado e unir todas as nossas estratégias para que o paciente, quando adentrar nossos serviços de saúde, esteja o mais seguro possível, diminuindo os eventos adversos relacionados à assistência de saúde e economizando recursos para que sejam investidos na implementação de políticas públicas que, efetivamente, tragam mais qualidade de vida para a população paraibana”, reiterou.

A Paraíba é o 11º estado do Brasil a receber a oficina de implantação do Negesp. Segundo a assessora técnica e coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança do Paciente do Conass (CTQCSP/Conass), Carla Ulhoa, essa iniciativa vai auxiliar a SES-PB nas tomadas de decisões, contribuindo para a redução de custos, melhorias nos indicadores, entre outras melhorias relacionadas à saúde e à segurança do paciente.

“Trata-se de um núcleo de governança, que vai estruturar toda a parte de segurança do paciente para tomadas de decisões baseadas em dados, em estatísticas, com resultados e com todos os departamentos da Secretaria de Estado da Saúde tendo voz e participando dessas decisões com um único objetivo, que é reduzir o risco para os pacientes do estado da Paraíba”, destacou.

A SES-PB, com o apoio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa), tem realizado um trabalho significativo para garantir a segurança dos pacientes em todos os hospitais da rede. A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa, Poliana Estrela Lima de Andrade, apresentou, durante a abertura da oficina, um painel com o diagnóstico situacional da segurança do paciente no território paraibano. Dentre as ações apresentadas para promover a saúde, o bem-estar e a proteção dos usuários das unidades que integram a rede hospitalar do Governo da Paraíba, destacam-se capacitações e treinamentos voltados para profissionais de saúde, elaboração de cartilhas para pacientes e acompanhantes, reuniões periódicas, visitas assistenciais in loco, entre outras medidas.

Além disso, em 2024, o estado ocupou o 4º lugar no cenário nacional e o primeiro lugar das regiões Norte e Nordeste no ranking de melhor gestão sanitária da segurança do paciente, ficando atrás apenas do Distrito Federal e dos Estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás, conforme Relatório Nacional sobre o Monitoramento do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde durante o quinquênio 2021/2025, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sobre o Negesp -  Desenvolvido pelo Conass, o projeto Negesp visa a impulsionar a governança da segurança do paciente em todos os setores da saúde pública na Paraíba. O Negesp atua para fortalecer a segurança do paciente em toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma cultura de segurança do paciente e da prática baseada em evidências, envolvendo e integrando diversos atores e áreas da SES, que, por sua vez, é responsável pela execução do projeto no território estadual.